Mais de 250 pessoas, entre síndicos, subsíndicos e funcionários de condomínios e administradoras, participaram do Ciclo de Palestras Revista Secovi-SP, iniciativa da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios da entidade, realizado na noite do dia 30/3, na sede da Sindicato da Habitação.

O juiz Marcos Pagan, titular da Segunda Vara do Juizado Especial Cível de São José dos Campos com pós-graduação em Direito Privado e em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura, especialista em Direito de Vizinhança, falou e deu dicas de como lidar com os principais conflitos em condomínios, que envolvem principalmente os cinco cês ( cachorro, criança, cano (vazamento), carro e calote (inadimplência).

Pagan afirmou que é preciso métodos  adequados de soluções de conflitos. “As pessoas perderam a capacidade de resolver seus problemas”, disparou Pagan, adicionando que são, em média, 100 milhões de processos judiciais no Brasil, ou seja, aproximadamente 200 milhões de pessoas litigando e cada processo custa R$ 1.800.  

“Precisamos de mais agentes multiplicadores, como o síndico, para serem multiplicadores da cultura da paz e possamos impedir o litígo”, disse. “Cada vez que resolvemos um conflito, estamos promovendo a paz”, afirmou, finalizando com uma citação de São Francisco de Assis: “Deus, faça-me instrumento da vossa paz.”

As síndicas Ana Cafaro e Patrícia Bittencourt participaram como debatedoras e a coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Sérgio Meira de Castro Neto, diretor de Condomínios do Secovi-SP.

Confira algumas fotos