Flavio Amary analisou as tendências do setor para 2017

O Estudo do Mercado Imobiliário de São José dos Campos, elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP em parceria com a Robert Michel Zarif Assessoria Econômica, foi divulgado durante o Encontro do Mercado Imobiliário, realizado na noite desta segunda-feira, 15/5.

O encontro ocorreu na Câmara Municipal de São José dos Campos e reuniu mais de 150 pessoas. O presidente do Secovi-SP, Flavio Amary; o vice-presidente do Interior e diretor Regional do Sindicato da Habitação na RMVale, Frederico Marcondes César; e o economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, participaram do evento e analisaram os números apresentados e as perspectivas para o setor nos próximos meses. O secretário adjunto de Estado da Habitação, Nelson Baeta Neves, também esteve presente representando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Números – O levantamento mostrou que a cidade registrou, entre maio de 2014 e abril de 2017, um total de 4.871 unidades lançadas e 2.757 vendidas. Do total de lançamentos (4.871 unidades), destacam-se os imóveis de 2 dormitórios econômicos, que responderam por 55% deste universo, com 2.679 unidades. Na sequência, vieram os imóveis de 3 dormitórios (880 unidades e 18% de participação), 2 dormitórios (810 unidades e 17%), 1 dormitório (332 unidades e 7%), 1 dormitório econômico (136 unidades e 3%) e, por fim, 4 dormitórios (34 unidades e 1%).

Dos 2.757 imóveis comercializados nos 36 meses analisados, a participação do segmento de 2 dormitórios econômicos foi de 47%, com 1.302 unidades vendidas. Os imóveis de 3 dormitórios responderam por 22% do total (616 unidades), os de 2 dormitórios totalizaram 21% (579 unidades) e os de 1 dormitório com 8% (208 unidades), 1 dormitório econômico com 1% (35 unidades) e os de 4 dormitórios também com 1% de participação (17 unidades). A maior parte das unidades lançadas (2.815 imóveis) e vendidas (1.337 imóveis) concentrou-se na faixa de valor até R$ 215 mil.

Para o vice-presidente do Interior e diretor Regional do Secovi na Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale), Frederico Marcondes César, os números mostram o panorama atual do município e as boas perspectivas para o setor. “Nesse período, tivemos poucos lançamentos, baixo estoque e grandes oportunidades para os compradores. Estamos nos recuperando, principalmente, após o início da estabilização da economia, do início de queda no desemprego e do aumento na confiança por parte de empresários e consumidores. Com esse cenário econômico, nossa expectativa é a de que o estoque de unidades seja rapidamente absorvido assim que o mercado retomar seu ritmo, o que deve ocorrer no segundo semestre. Costumamos dizer que este é o momento do comprador e do investidor, pois, com a futura redução nas ofertas, é esperada a elevação no preço dos imóveis”, avalia. Acesse aqui para conferir a íntegra do estudo. 

Mais de 150 pessoas acompanharam a divulgação dos dados do Estudo de Mercado