Pets estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros

Cada vez mais integrados às famílias brasileiras, os animais de estimação conquistaram seu espaço. Censo realizado em 2015 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimou que há cachorros em pelo menos 44% dos lares brasileiros, enquanto que os gatos estão presentes em 17,7% dos domicílios. Optar por animais em condomínios, requer atenção redobrada quanto ao respeito aos demais moradores e, até mesmo, à adoção de hábitos que contribuirão com o bem-estar do próprio animal.

Latidos, uivos, ruídos e miados podem ser motivo de desavenças entre vizinhos. “Os pets são grandes companheiros de seus donos, mas é preciso procurar sempre respeitar o próximo e fazer sua parte para que haja harmonia entre os condôminos. Por isso é importante seguir o regulamento interno, especialmente o horário de silêncio”, afirma Riad Elia Said, diretor Regional do Secovi em Bauru.

Outra questão que exige cuidados do dono é a saúde do pet. A dica é manter os animais vacinados, limpos e vermifugados. Atenção para o controle de pragas como pulgas e carrapatos também são importantes para a saúde dos bichos e indispensável para evitar infestações.