Capitão Helder Hideaki Kato durante evento em Bauru

Normas previstas em lei e regras básicas em condomínios para a prevenção de incêndios foram abordadas, em 13/7, durante palestra promovida pela Regional do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) em Bauru. A um público formado, em sua maioria, por síndicos e profissionais que prestam serviços em conjuntos residenciais da cidade, o palestrante convidado, capitão PM Helder Hideaki Kato, chefe da Sessão Administrativa do 12º Grupamento de Bombeiros, reforçou a necessidade de renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

O documento, obrigatório, prevê o acompanhamento de diversas normas e padrões nas construções com o objetivo de dificultar a propagação de incêndio. Síndicos também receberam orientações quanto às responsabilidades no processo e renovação do alvará. De acordo com a legislação de segurança contra incêndio e pânico, a validade do AVCB é de cinco anos para edificação residencial de até 60 metros de altura. Para prédios acima deste patamar, o prazo é menor, de três anos, mesmo período exigido para as edificações comerciais.

Além da documentação, o palestrante enfatizou a obrigatoriedade de os condomínios terem sua Brigada de Incêndio. Os brigadistas, no mínimo um integrante por andar, além dos funcionários, precisam ser capacitados para agir em caso de incêndio. Com relação às unidades, cuidados simples podem evitar acidentes com fogo. Entre as dicas, estão: não instalar cortinas perto do fogão; fechar a válvula de gás antes de sair; manter isqueiros e fósforo longe do alcance das crianças e deixar sempre livres as portas corta-fogo do andar.

“As palestras promovidas pela Regional Secovi em Bauru formam um rico repertório de informações, que influencia diretamente na rotina de trabalho dos profissionais ligados ao setor imobiliário. Nosso maior objetivo com estes eventos é promover a constante capacitação, a partir de uma programação mensal que pode ser consultada em nosso site”, orienta o diretor Regional do Sindicato da Habitação, Riad Elia Said.