Carlos Júlio ensina lições de liderança e gestão  em painel do Enacon 2017

“Corte a corda!”, ordena o pai para o filho, que o segurava pela corda de segurança numa parede de alpinismo. A vida do rapaz e da irmã, que estava com o grampo preso ao paredão rochoso, dependia da decisão de “eliminar o peso” do pai. Duas vidas pelo preço de uma, ou três mortes trágicas. Foi com a dramática cena dos três alpinistas num embate emocional, do filme “Limite vertical”, que teve início o painel “Gestão de pessoas e de negócios”, que encerrou o primeiro dia do Enacon 2017, dia 4/10.

A partir da cena, o empresário, professor e colunista da rádio CBN Carlos Alberto Júlio ensinou a primeira lição de sua palestra: líderes têm que ser capazes de tomar decisões. E rápido. “Esta é a principal capacidade do gestor, que deve ter a habilidade de entender um problema e resolvê-lo. Leniência, procrastinação só atrasam o negócio e a própria vida”, disse. E para se tomar uma boa decisão, é necessária a combinação de boa informação e bom senso, adicionou.

Liderança pelo exemplo (da expressão “walk the talk”, em inglês); definição de metas para os negócios e ensiná-las aos colaboradores, explicando o papel deles para atingi-las; e planejamento (“nada mais é que decidir o que fazer”, simplificou) foram outras lições que Carlos Júlio tirou da cartilha para a plateia. Para ele, gestores que trabalham 14 horas por dia não são produtivos nem bem sucedidos. “São centralizadores, não delegam para a equipe e precisam cuidar de tudo; têm equipe errada ou são desorganizados”, opinou.

De acordo com Júlio, foco, disciplina e organização são as três características que diferenciam os grandes líderes dos demais. Ele citou ainda um estudo feito por Jim Collins, um dos maiores especialistas do mundo em gestão de empresas, sobre um seleto grupo de empresas que mais cresceram e inovaram. O que elas fazem diferente? Investem 5% do tempo decidindo o que fazer e 95% fazendo. “Elas fazem de fato o que decidiram fazer e não são interrompidas por outras coisas que vão aparecendo no meio do caminho”, traduziu. “O ser humano é ritualista. Quebre velhos hábitos. Desenhe novos processos e siga-os”, orientou.

Carlos Júlio encerrou sua palestra citando Jack Welch, ex-GE: desafiar, remunerar e celebrar é o segredo para liderar pessoas.

O painel foi coordenado por Gustavo Guillaumon, diretor de Relações Institucionais da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP. Confira a galeria de fotos do painel em nosso flickr.