Os moradores de condomínios da Região Metropolitana de São Paulo poderão contribuir com a Pesquisa Origem e Destino (OD) 2017, iniciada em agosto pelo Metrô de São Paulo. Considerada a maior pesquisa de mobilidade urbana do Brasil, a OD é realizada a cada 10 anos. O objetivo da pesquisa, que completa 50 anos, é conhecer a origem, o destino e os motivos das viagens.

André Mazzucatto, da gerência de Planejamento de Transportes Metropolitanos do Metrô, informa que todos os moradores dos domicílios sorteados para responder ao questionário receberam – ou receberão – cartas de aviso sobre a pesquisa. “Muitas vezes, o endereço está desatualizado e as cartas não foram entregues, o que aumenta a dificuldade quando o pesquisador chega ao condomínio”, explica Mazzucatto, que solicita o apoio de síndico e funcionários dos condomínios no sentido de facilitar o acesso do pesquisador ao entrevistado.

Segundo ele, os resultados são largamente usados no planejamento e em estudos dos setores de transportes, logística, saúde e educação, entre outros. Até novembro deste ano, serão coletadas informações em 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, 22 rodovias, dois aeroportos e três terminais rodoviários, alcançando a mais de 150 mil entrevistados.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pesquisaod@metrosp.com.br ou telefone 0800-7707722. 

Leia a Revista Secovi-SP A revista do mercado imobiliário