A segunda edição da Semana de Imersão Imobiliária, realizada pelo Secovi-SP e a Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo) entre os dias 17 e 21/10, e contou com a participação de alunos do curso de Administração de Empresas. A primeira edição ocorreu em abril deste ano.
Em período integral, os alunos acompanharam aulas teóricas e práticas na sede do Secovi-SP, e participaram de visitas monitoradas a empresas, empreendimentos e hub de inovação. A união do Secovi-SP e da Fundação Getúlio Vargas/EAESP tem o objetivo de promover educação de qualidade na prática, com integração entre professores e alunos.
“Dessa forma, pretendemos estimular as habilidades individuas dos alunos e utilizá-las em projetos estratégicos e eficazes, voltados à transformação de pessoas e cidades”, destacou Ely Wertheim, presidente executivo do Secovi-SP, na abertura da iniciativa.
Em sua aula, Wertheim apresentou o funcionamento geral de um empreendimento imobiliário, com exibição do passo a passo a ser seguido entre a concepção do empreendimento até a sua entrega.
O economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, traçou o panorama do mercado imobiliário residencial nos dois últimos anos, apresentando os números de lançamentos e vendas das unidades residenciais na cidade de São Paulo.
O advogado Olivar Vitale, integrante do Conselho Jurídico do Secovi-SP, ministrou aula sobre direito imobiliário. Temas relacionados à inovação e empreendedorismo no setor foram destacados por Rodrigo Abrahão e Marcia Taques, respectivamente, coordenador e integrante do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da entidade.
Rossano Nonino, diretor de Fundos e Securitização Imobiliária do Secovi-SP e da Ourinvest Real Estate, ministrou duas aulas ao longo da semana. Na primeira, analisou, sob o ponto de vista do gestor, um projeto de desenvolvimento imobiliário residencial e, na segunda aula, fez uma apresentação sobre mercado de FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário).
Os estudantes também puderam entender um pouco sobre o desenvolvimento imobiliário e sua influência nas cidades em aula ministrada pelo vice-presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, que destacou a importância de o mercado e o planejamento urbano caminharem juntos.
Detalhes da atividade de loteamento foram explicados por Caio Portugal, presidente da Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento do Estado de São Paulo) e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP. Coriolano Lacerda, gerente de IM e Consultoria do DataZAP, falou sobre a importância dos dados para o mercado imobiliário.
Visitas técnicas – Os alunos visitaram a sede da CBRE, onde puderam conhecer as diversas etapas que compõem um ciclo do mercado imobiliário, como avaliação, análise de viabilidade físico-financeira e comercialização (compra e venda de ativos não residenciais). Os diretores Odemir Vianna, Danilo Monteiro, Antônio Reis Neto e Eduardo Christiano acompanharam os alunos na visita.
Eles também estiveram no plantão de vendas do empreendimento Oscar Freire, 1560. Lá, foram recebidos por Ismael Maia, da Luciano Wertheim Empreendimentos Imobiliários, e Fabricia Souza, da Cyrela, que destacaram as inúmeras fases de desenvolvimento de um projeto imobiliário até o seu lançamento.
Na Lello Administração de Imóveis, os participantes puderam acompanhar palestra da diretora da empresa Moira Toledo, também vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP. Na LelloLab, o diretor Filipe Cassapo falou sobre empreendedorismo e inovação, ao lado de Rodrigo Abrahão, do Secovi-SP.
O professor Marcio Gabrielli, da FGV, ficou com a responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos, também foram avaliados por ele e por Rossano Nonino, do Secovi-SP. O curso teve curadoria da equipe técnica da Universidade Secovi-SP.
Confira no Flickr mais fotos do curso.