8h30 | Abertura

Renato Opice Blum – consultor FecomercioSP e CEO do escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados

Rony Vainzof – consultor FecomercioSP, advogado e sócio do escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados

Adriana Esper – coordenadora do Comitê de Proteção de Dados da FecomercioSP e advogada*

Adriei Gutierrez – coordenador da Frente Empresarial pela LGPD

 

8h50 | Painel 1 | Mudar para se adequar: cuidados e desafios

Tenha uma visão reveladora das fases de adaptação, das demandas técnicas, das mudanças culturais e do papel do encarregado de dados dentro das empresas.

Amanda Almeida – head of legal na Infracommerce

Henrique Fabretti – advogado, CIPP/E, CIPM e especialista em Privacidade no escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados

 

9h30 | Painel 2 | Como está a fiscalização e a aplicação de sanções?

Entenda como as agências reguladoras estão tratando o valor das multas, a responsabilização e os acordos de cooperação.

Arthur Pereira Sabbat – diretor do Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

Deborah Moterani – Gerente Sênior do Jurídico da Linx S.A. e DPO

 

10h10 | Painel 3 | Boas práticas e governança: lição de casa para evitar problemas

Veja como diminuir riscos e atenuar a aplicação de sanções com boas práticas e governança.

Camilla Jimene – sócia do escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados

Camilla Nagano – Data Protection Officer (DPO) da iFood

 

10h50 | Painel 4 | Dicas e cases: aprendendo com quem fez.

Confira, na prática, os impactos do tratamento de dados pessoais naa operação de condomínios, contadores, e-commerce, factorings, seguradoras e setor farmacêutico.

Caio Lima – sócio do escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados

Moira Regina de Toledo – diretora de Risco e Governança na Lello Imóveis e diretora-executiva de Administração de Imóveis e Condomínios do Secovi-SP

 

11h50 | Encerramento

Rony Vainzof – consultor FecomercioSP, advogado e sócio do escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados

Adriana Esper – coordenadora do Comitê de Proteção de Dados da FecomercioSP e advogada*

 

* Programação sujeita a alterações

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de administração e marketing.

Competência
Ao final deste curso, o participante deverá ser capaz de: entender e relacionar os principais conceitos de marca, sistema de informação de marketing e gestão de crise de marca; criticar os processos atuais e localizar fragilidades; organizar um processo básico de gestão de crise de marca de incorporadoras, envolvendo as atividades de prevenção, gestão e recuperação. 

Ementa

  • Contexto contemporâneo – Marcas mais fortes e mais fragilizadas.
  • Principais conceitos – marca, imagem, posicionamento, comunicação, crise de imagem, comitê de crise, sistema de informação de marketing, inteligência de marketing, pesquisa de marketing, comitê de crise.
  • Gestão de crise, exemplos reais e simulações (RPG).
  • Matriz de risco e sua elaboração.

Programa

1º bloco – Contexto e conceitos.

2º bloco – A característica das crises de marca.

3º bloco – Uso da informação para gestão de crises de marca.

Estratégias de Aprendizagem
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes suas experiências individuais.
Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, casos, enriquecidos com exemplos reais trazidos pelo professores e alunos.

Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:

  • Participação nas discussões em sala.
  • Participação nos exercícios individuais e em grupo em sala.
     

Perfil do Docente
Alexandre Borba Salvador: professor, palestrante e consultor e facilitador de treinamentos.

Professor de pós-graduação e MBA em grandes faculdades como ESPM, FIA, FGV, FAAP e SENAC. Facilitador de treinamentos de desenvolvimento de líderes. 15 anos de experiência como executivo de marketing, com passagem por bancos, empresas de tecnologia e empresas de alimentos e bebidas. Grande experiência em desenvolvimento de marcas, gestão de negócios, inteligência, gestão de crise de marca e processo de inovação. Doutorando em Administração de Empresas – Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração de Empresas – Marketing pela FEA/USP. Graduado em Administração de Empresas pela FEA/USP, com especializações em Administração de Marketing pela Madia Marketing School, Gestão de Produto pela ESPM, Gerenciamento de Produto pela FGV, Fundamentos da Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae e MBA Executivo pelo Insper.

Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem frequência mínima de 75%.

Referências Bibliográficas

CHIUSOLI, C. L.; IKEDA, A. Sistema de Informação de Marketing (SIM): ferramenta de apoio com aplicações à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2010. 

COOMBS, W. T. Protecting Organization Reputations During a Crisis: The Development and Application of Situational Crisis Communication Theory. Corporate Reputation Review, v. 10, n. 3, p. 163–176, 2007a. 

COOMBS, W. T. Attribution Theory as a guide for post-crisis communication research. Public Relations Review, v. 33, n. 2, p. 135–139, jun. 2007b. 

DE MATOS, C. A.; ROSSI, C. A. V. Consumer reaction to product recalls: factors influencing product judgement and behavioural intentions. International Journal of Consumer Studies, v. 31, n. 1, p. 109–117, jan. 2007. 

DEAN, D. H. Consumer Reaction to Negative Publicity: Effects of Corporate Reputation, Response, and Responsibility for a Crisis Event. Journal of Business Communication, v. 41, n. 2, p. 192–211, abr. 2004. 

LAUFER, D.; COOMBS, W. T. How should a company respond to a product harm crisis? The role of corporate reputation and consumer-based cues. Business Horizons, v. 49, n. 5, p. 379–385, set. 2006. 

LIPOVETSKY, G. Metamorfoses da cultura liberal. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004. 

MATOS, C. A. DE; VEIGA, R. T. Os efeitos da publicidade negativa nas atitudes dos   consumidores. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 10, n. 2, p. 69–86, 2003. 

ROSA, M. Como lidar com crises de imagem: a síndrome de Aquiles. São Paulo: Editora Gente, 2001. 

SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. Big Data Usage in the Marketing Information System. Journal of       Data Analysis and Information Processing, v. 2, n. August, p. 77–85, 2014. 

 SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. BIG DATA NA GESTÃO DE CRISE DE MARCA: UM ENSAIO       EXPLORATÓRIO. RIMAR, v. 5, n. 1, p. 3–14, 2015. 

SALVADOR, A. B.; STREHLAU, V. I.; IKEDA, A. A. LOCAL CRISIS OF GLOBAL BRAND AND MONITORING OF USE OF SOCIAL MEDIA. Remark, v. 14, n. 4, p. 438–450, 2015. 

Carga horária e organização curricular: 9 horas
Duração: 9, 16 e 23/8/2017 (quartas-feiras), das 9h às 12h.

Informações Importantes:
1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.

2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3) Inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.

4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.