Aacessibilidade foi o prato principal, nos dias 16 e 17 de junho, da 1ªJornada Nacional de Arquitetura Inclusiva, realizada na sede doSecovi-SP. Uma mostra de produtos inclusivos aconteceu em paralelo àprogramação temática.
Promovido pelo Instituto BrasilAcessível (IBA) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura(IBDA), com apoio do Sindicato, o evento reuniu arquitetos,representantes do setor imobiliário, da Companhia Metropolitana deHabitação (Cohab) da cidade de São Paulo e da Companhia deDesenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
O arquiteto Rogério Romeiro, da diretoria deLegislação Urbana do Secovi-SP, ministrou palestra sobre?Acessibilidade: responsabilidade técnica e social do produtoimobiliário? no dia 17. Ele fez uma radiografia de normas e leisbrasileiras relativas ao tema, destacou que há legislações estaduais emunicipais regulamentando o assunto e disse que, acima de tudo, osprofissionais têm que ter bom senso. ?O arquiteto projeta para ousuário, não para ele mesmo?, disse ele. ?Mais do que responsabilidadetécnica, nossa responsabilidade é social?, concluiu.