A edição 2015 do Encontro das Administradoras de Condomínios, o Enacon, reuniu, nos dias 5 e 6/11, na sede do Secovi-SP, aproximadamente 300 profissionais. Realizado pelo Sindicato com o apoio da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), o evento discutiu “Alternativas em um Cenário de Desafios” e contou com espaço de exposição de produtos e serviços para o segmento.

Abertura – O encontro foi aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira, 5/11, pelos presidentes das entidades organizadoras do evento, Claudio Bernardes (Secovi-SP) e Rubens Carmo Elias Filho (AABIC), e vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, responsável pela coordenação geral do evento. O presidente eleito do Sindicato, Flavio Amary, também prestigiou a abertura.

“Lidar com os problemas dos síndicos e das administradoras nunca foi tarefa das mais fáceis. Essa dificuldade se torna ainda mais complexa agora! Pouco sabemos sobre o rumo da economia e a situação política tornou-se complexa, caótica”, afirmou Hubert Gebara, ressaltando que o mercado de condomínios e o mercado imobiliário como um todo não poderiam deixar de sentir o forte impacto das mudanças. “Como entender o quadro diante de tantos sobressaltos?”, questionou, acrescentando que “vamos continuar enfrentando os riscos”.

Segundo o vice-presidente do Secovi-SP, ainda há temas pendentes e que continuam figurando como desafios para o segmento, como autorregulamentação, globalização, redução da carga tributária, profissionalização, aplicação de novas normas técnicas, questões jurídicas e nova tipologia de imóveis. Disse que os palestrantes do evento foram selecionados de modo a proporcionar aos participantes informações abrangentes e capazes de provocar novas perguntas. “Um time super estrelado, que vai nos ajudar a encontrar um caminho pioneiro”, complementou Gebara, referindo-se a Reinaldo Azevedo (jornalista político); Martha Gabriel (escritora e especialista em Marketing Digital); Denise Campos de Toledo (comentarista política); Vânia Ferrari (graduada em Marketing e Gestão de Pessoas); e Roberto Shinyashiki (psiquiatra, pós-graduado em gestão de negócios e doutor em administração de empresas).

Cenário de Desafios – Rubens Carmo Elias Filho, da AABIC, ressaltou a importância do Enacon como um evento consagrado e marcante, especial para todos aqueles que militam na área de administração condominial. Baseado no tema central, “Alternativas em um Cenário de Desafios”, apresentou algumas questões aos presentes. “Como conciliar a boa prestação de serviços com a garantia de qualidade, segurança e preservação patrimonial diante de um cenário absolutamente recessivo, em que a inadimplência cresce a cada dia, o ganho individual é cada vez menor e a despesa é crescente frente a alta inflação?”, indagou.

Para Elias Filho, reduzir custos normalmente implica reduzir a remuneração das administradoras. E o grande desafio é mostrar que a administradora não é custo, é investimento. Outra questão apontada por ele foi como salientar a relevância das empresas do segmento em um universo digital, em que as relações são cada dia menos pessoais e mais instáveis? “As relações não são mais duradouras, e os bens materiais e as celebridades do BBB são mais valorizadas do que a ética e a confiança.” A resposta, afirmou, pode estar em todos ou em cada um de nós, já que uma premissa prevalece é nossa a vocação para servir, ser útil à sociedade, sempre com boa vontade e muita responsabilidade. “No Enacon, compartilhamos opiniões e experiências que certamente proporcionarão excelentes resultados para todos aqueles que trabalham em prol dos condomínios, que nada mais são do que uma célula social.”, concluiu.

Claudio Bernardes enalteceu o segmento como um dos mais importantes na cadeia imobiliária, responsável pela correta e eficiente administração e manutenção do patrimônio dos proprietários de imóveis. Uma boa administradora, disse ele, é fundamental para ajudar os síndicos a realizarem uma boa gestão.

O Enacon, há anos, vem apoiando as empresas administradoras de condomínios a promover a discussão aprofundada sobre questões essenciais ao bom desenvolvimento de suas atividades. “Oferecemos aos participantes diferencial competitivo neste que é um mercado altamente concorrencial e, não raro, invadido por aventureiros que, sem o devido preparo, se apresentam indevidamente como administradores”, afirmou, e continuou. “Isso gera inaceitável contaminação do mercado perante seus clientes, até porque empresas que não investem em conhecimento, num corpo profissional diferenciado e em programas de melhoria e atualização, têm margem para oferecer taxas inferiores, o que se constitui em prática desleal.”

“Mas, sem dúvida alguma, o público-alvo deste evento receberá um conjunto de informações cujo caráter pragmático permitirá que estas se transformem, rapidamente, em ferramentas de trabalho”, destacou Bernardes.

Parceria – Claudionir Nascibem de Almeida, superintendente comercial do Bradesco, ressaltou a parceria entre a instituição financeira e as entidades e apoia várias iniciativas para promover o aprimoramento da gestão condominial. Temos uma área dedicada, especializada em condomínio, criada especialmente para desenvolver soluções em produtos e serviços que possam facilitar e aprimorar a gestão de condomínios e administradoras. Dentre as soluções específicas para o segmento, citou: Net Finanças Condomínios, sistema de gestão Web; cartão condomínio, para facilitar a gestão das despesas do dia a dia e acabar com todo o fluxo de numerário, algo muito caro para o mercado financeiro como um todo e para as empresas também; linha de financiamento para retrofit e instalação de equipamento de reúso de agua; e o carro-chefe, que é a cobrança.

Confira o que aconteceu nos outros painéis:

Enacon discute tendências atuais da administração de condomínios

Programa de Autorregulamentação é apresentado no encontro

Empresas administradoras querem a valorização das suas atividades

Brasil deve enfrentar nova recessão em 2016

Para Reinaldo Azevedo, Estado menor deve mitigar malfeitos na política

Inovação e criatividade garantem sucesso em um cenário de constantes mudanças

Novo CPC deve acelerar cobrança de condômino inadimplente

No Enacon, palestrante ensina a liderar pessoas

É preciso saber viver, diz Shinyashiki

É preciso saber viver, diz Shinyashiki