“Quando se discutem objetivos, precisamos pontuar onde estamos e onde queremos chegar. O meio do caminho entre os dois é a estratégia”, disse Helton Haddad na abertura da palestra Como atingir resultados, primeiro evento promovido pela Rede Secovi de Imóveis neste ano. “Se não se define aonde se quer chegar, como podemos traçar a estratégia?”.

O palestrante apresentou o conceito SMART, que deve ser aplicado no momento de estipular objetos e metas. Por SMART entenda-se specific, measurable, attainable, relevant e timely. Objetivos devem ser específicos – se muito abrangentes, perde-se o foco –; mensuráveis – algo que motive os demais a perseguir resultados –; ambiciosos – mas não podem ser desconectados da realidade –; relevantes – precisa valer a pena –; e, por fim, temporal – com prazo.

Haddad também diferenciou objetivos de metas. Enquanto o primeiro é ligado à estratégia da empresa, sendo mais amplo, o segundo trabalha pontos mais específicos. Ambos, disse o palestrante, precisam estar em consonância e em equilíbrio. “Às vezes a empresa traças metas e objetivos de crescimento, mas compromete sua rentabilidade”, exemplificou.

Plano de ação – Para alcançar os objetivos é essencial a montagem de um plano de ação. “Precisamos desenhar o quê queremos fazer, onde e de que jeito”, explicou o palestrante, fazendo uma ligação com a teoria dos 5W (do inglês: o quê?, por quê?, quem?, quando? e onde?), 1H (do inglês: como) e 1B (budget, recursos) – respostas essenciais a todos os planos de ação.

Para saber se o plano está sendo executado de acordo com as expectativas, é necessário fazer acompanhamentos, como avaliações de desempenho e, dependendo do resultado, tomar ações corretivas para que o previsto seja cumprido. “Essa ação pode ser a troca de pessoal, ou até mesmo revisão de metas”, disse Haddad.

As mudanças ao longo do caminho podem ser desencadeadas até mesmo por fatores externos. “Um exemplo que temos  é o da Rede Secovi. Esse consenso de fazer negócio sozinho está ficando pra trás. É preciso começar a se adaptar a ideia de negócios em parceria”, disse, referindo-se a como essa nova realidade pode ajudar na conquista de mais resultados.