Ed. Evaristo Comolatti – Ousadia e inovação na construção – STAN Incorporadora – RFM Construtora São Paulo – SP

Profissional Soluçoes Tecnológicas

Premiadas em edições passadas do Master Imobiliário, a STAN e a RFM recebem, agora, o reconhecimento pelas soluções técnicas apresentadas para executar o projeto de grande complexidade do Edifício Grande Ufficiale Evaristo Comolatti. Tal desafio havia sido estudado por outras empresas que, apesar de considerarem o terreno excelente por sua privilegiada localização, a cerca de 100 metros da estação Paulista, e a 300 metros da estação Consolação do metrô, terminaram por descartar a dificílima execução. Sempre que um projeto é realizado nas proximidades do metrô, o que pode causar risco de impactos diretos ou indiretos na infraestrutura metroviária, a Companhia do Metropolitano é acionada para que forneça seus pareceres técnicos e faça suas demandas, visando à segurança de sua estrutura e ao bom funcionamento do serviço de transporte. Classificado pelo índice do Metrô como local altamente crítico para se construir, a STAN e a RFM não desistiram e levaram em frente os estudos de viabilidade que apontavam a região e o terreno ideais para comportar uma torre comercial de alto padrão de lajes corporativas, com uso de estacionamento em subsolo. As empresas colocaram em prática um conjunto de técnicas e de logística inéditas para fazer a fundação, com estacas implantadas a menos de um metro das paredes dos túneis do metrô, além da contenção do terreno e a sustentação da torre. Com monitoramento constante para se evitar quaisquer riscos à área e danos às construções vizinhas, utilizaram tecnologias de ponta, equipe de profissionais do mais alto nível, e gestão rigorosa de custos e riscos. Afora a ousadia e a inovação na construção que caracterizam a edificação Triple A, destaque para a manutenção do custo previsto e da entrega feita em prazo recorde de 20 meses.

Justificativa do Júri:

“Edifício Triple A erguido em terreno localizado na esquina entre a Rua da Consolação e a Avenida Paulista, com quatro subsolos, térreo, e mais 11 andares tipo com 933,61 m² de área útil cada. O grande desafio foi construir o edifício sobre três túneis técnicos do metrô que cruzavam o terreno a 20 metros abaixo do nível do solo. Como a fundação deveria ficar a 60 metros abaixo do nível do solo, para evitar esta interferência, a solução adotada foi construir 36 estacas de dois metros de diâmetro, sobre as quais um enorme bloco de concreto passou a sustentar toda a estrutura do prédio. Uma solução técnica corajosa e de difícil execução.”