A pesquisa mensal de Locação do Secovi-SP revela que o mercado de imóveis residenciais na cidade de São Paulo teve elevação de 0,7% no valor médio dos contratos de aluguel realizados no mês de fevereiro. Nos últimos 12 meses, a alta acumulada foi de aproximadamente 7,5%, porcentual superior ao da variação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), indicador oficial de inflação, de 4,61%.
Os imóveis de dois e três dormitórios foram os que mais sofreram aumentos nos aluguéis. As unidades de dois quartos registraram aumento em torno de 0,8% no mês passado em relação a janeiro deste ano; e moradias de três dormitórios registraram crescimento nos aluguéis na ordem de 1%. Habitações de um dormitório foram as que menos aumentaram: 0,4%.
A Vila Mariana mereceu destaque especial por registrar aumentos superiores a 13% no segmento de imóveis de dois dormitórios apenas no mês de fevereiro. Ao se considerar o aumento dos valores nos últimos 12 meses, pode-se dizer que a elevação dos preços atingiu níveis superiores a 37% em média no nicho de dois dormitórios. Nesse mesmo período, ao se considerar todos os segmentos desse bairro pode-se dizer que os imóveis aumentaram pelo menos 23% na média.
Ações locatícias crescem 12,45% – As ações locatícias levantadas pelo Secovi-SP junto ao Tribunal de Justiça indicam que a cidade de São Paulo registrou crescimento no volume de fevereiro em relação ao primeiro mês do ano na ordem de 12,4%. Foram 1.701 ações, contra 1.513 de janeiro e 1.766 de dezembro de 2007. A variação foi fortemente influenciada pelo comportamento das ações por falta de pagamento, que cresceram 14,4% em fevereiro, enquanto as ordinárias tiveram redução de 9%. Confira, na íntegra, os números sobre o mercado de locação e as ações locatícias referentes a fevereiro.