Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Ampliar, programa de profissionalização de jovens e adolescentes em situação de risco social, que conta com o apoio logístico do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). São 260 vagas, distribuídas em 11 cursos de formação. As aulas terão início ainda neste mês de abril nas duas unidades do Ampliar.

Na unidade Brigadeiro, na Bela Vista, serão ministrados os cursos para Assistente Administrativo, Auxiliar de Escritório, Manicure, Recepção, Assistente de Cabelereiro e Maquiagem. Na unidade Sete de Setembro, localizada no bairro Jardim São Bernardo, na região do Grajaú, há vagas para Auxiliar Administrativo, Informática Básica, Confeitaria, Salgadeiro e Serigrafia.

“Além de aprenderem uma profissão, os alunos são orientados sobre como se preparar para uma entrevista de emprego e como se comportar no ambiente profissional”, destaca Maria Helena Mauad, presidente do Ampliar.

Com alto índice de aceitação no mercado formal de trabalho, o Ampliar foi ponte para empregar aproximadamente 70% dos mais de 38 mil jovens formados em 22 anos de atividades. “Ficamos contentes com os resultados obtidos, o que nos dá forças para continuarmos na luta pelo aumento de atendimento, buscando sempre qualidade na formação desses jovens”, salienta a presidente do Ampliar.

Requisitos e inscrições

Os interessados devem atender aos seguintes requisitos: possuir renda familiar de até três salários mínimos e estar cursando o ensino regular ou ter concluído o ensino médio. Os cursos de beleza podem ser frequentados por jovens de 18 a 28 anos. Para os demais cursos, a faixa etária é entre 16 e 24 anos.

Devem, também, preencher ficha disponível no site www.projetoampliar.org.br e comparecer pessoalmente na unidade Ampliar de interesse, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, levando cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, de escolaridade e de renda familiar. Para os cursos que já estiverem com as vagas preenchidas, há a possibilidade de fazer prévio cadastramento para as próximas turmas. O prazo para fazer a inscrição varia de acordo com o início de cada curso.

Para o curso de maquiagem, o processo de seleção será realizado em maio. No ato da inscrição, o candidato deve fazer uma redação e, após aprovação, será convocado para a segunda etapa, que consiste em uma entrevista na Payot, parceira na realização do curso.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 5591-1246 / 1283.