Obrigação moral, sustentabilidade, licença e reputação. Esses são osquatro elementos elencados pelo presidente da Tecnisa, o professorCarlos Alberto Júlio, ao justificar a responsabilidade social naconstrução civil, durante sua participação no debate ?AmpliAção ?Marketing Social?. Promovido, no último 25/8, pelo Projeto Ampliar,instituição social que educa profissionalmente jovens em situação derisco e conta com o apoio logístico do Secovi-SP, o evento reuniuempresários do setor imobiliário para tratar do conceito deresponsabilidade social empresarial.
?A oportunidade destanoite é única, em que estão reunidos grandes nomes ligados aovoluntariado e a ações de responsabilidade social para debater omarketing social como ferramenta de divulgação de iniciativas em prol dadignidade humana?, disse na abertura do debate o presidente em exercíciodo Sindicato, Caio Portugal, que citou o setor imobiliário como pioneironas ações sociais a partir da criação há 17 anos do ProjetoAmpliar.
Mediados pelo jornalista e diretor superintendenteda RV&A ? Oficina de Comunicação, Ricardo Viveiros, também debateram otema a presidente do Ampliar e anfitriã do evento, Maria Helena Mauad, opresidente da VB Serviços e do Jlide (Jovens Líderes Empresariais),André Martins, a diretora executiva da Rede de Rádio Eldorado, MiriamGabriel Chaves, o maestro e presidente do Instituto Baccarelli, SilvioBaccarelli, e o coordenador do núcleo do Grupo AfroReggae, em VigárioGeral, Vitor Onofre. De acordo com o Ipea, apenas 2% dos quase doismilhões de corporações nacionais fizeram uso de incentivos fiscais noperíodo de 2000 a 2004.
?Tudo acontece na idade daadolescência. Fazer algo pelo bem comum não é só moralismo e consciênciatranqüila, mas saber que ao ajudar, contribui-se para que o Paíscresça?, observou Maria Helena, ao alertar sobre a importância detrabalhos como o do Ampliar, que atende alunos na faixa etária de 16 a24 anos. ?Fazer sem olhar para dentro é no mínimo duvidoso?, entoouOnofre sobre a necessidade de as empresas promoverem, primeiro, umambiente saudável aos funcionários, refletindo nas iniciativas sociaisque desenvolvem ou venham desenvolver, valendo o mesmo para as pessoasque ajudam em relação às suas famílias. A AfroReggae atua na área decultura, com expertise em percussão, há 15 anos em favelas do Rio deJaneiro e exporta know-how a instituições estrangeiras.
?Temos a missão de fortalecer os músculos já existentes no que dizrespeito à responsabilidade social?, definiu Martins, apresentando umdos trabalhos do Jlide. Para o empresário, o objetivo final do Ampliar,de educar profissionalmente jovens, é essencial para o mercado detrabalho. ?O próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hápoucos dias que um dos problemas do modelo educacional é de não prever aprofissionalização?, completou.
A executiva Miriamapresentou um vídeo sobre a Campanha de Despoluição do Rio Tietê,?iniciativa social abraçada pela Rádio desde 1990, quando começou oprojeto em parceria com a Fundação Mata Atlântica?. De lá para cá, acampanha ganhou adesão da sociedade civil e já integra a agenda dogoverno do Estado. Segundo ela, a Eldorado também é a única no Brasil,talvez no mundo, que conseguiu neutralizar todas as emissões de CO2 até2007 e continuará neutralizada até agosto de 2009. ?Somos pequenininhos,mas vamos atrás do que dá para ser feito, não dá para ficar só falando?,sublinhou ela, que garantiu abrir o microfone da rádio aos empresáriosque queiram utilizá-lo para discussões com a sociedade.
?Setivermos um pouco de consciência e responsabilidade social poderemosmudar este País?, emendou Baccarelli que durante sua emocionanteexposição, atribuiu os problemas sociais à falta de oportunidade. ?Amúsica é transformadora do ser humano?, categorizou ele, protagonista dobelo trabalho desenvolvido há 11 anos, na Favela do Heliópolis, zona Sulde São Paulo. O maestro também comemorou a recente assinatura de decretodo Governo, que prevê a volta da música à grade de ensino. Atualmente,1.300 crianças de 7 a 12 anos batem à porta do Projeto por umavaga.
Um dos pontos altos do debate ficou por conta dosdepoimentos dos ex-alunos do Ampliar Diego Zito Vieira, de 17 anos, eAristides dos Santos Neto, 19. ?O Ampliar foi muito importante para euconseguir meu primeiro emprego, no EngraxArte (curso de geração de rendado Ampliar, que acontece em diferentes postos de trabalho). Gosteibastante de participar, fiz o curso de Telemarketing também e pretendofazer outros cursos?, declarou Diego que se diz apto para buscartrabalho em outra área. ?Para mim, o Ampliar abriu as portas do primeiroemprego, desenvolveu meu trabalho com os clientes, porque eu não tinhamuita habilidade para lidar com eles. Hoje me dou bem com o cliente elido com educação. Assim como o Diego, o que eu aprendi lá comoengraxate me ajudou no mercado de trabalho e agora trabalho com carteiraregistrada?, testemunhou Aristides.
?Cada um dosparticipantes desse debate nos deixou profundamente emocionados?,disparou o vice-presidente de Comercialização e Marketing do Secovi-SP,Elbio Fernández Mera, homenageado da noite pelo apoio e contribuiçõesdestinadas ao Ampliar. O evento foi palco de lançamento da Campanha doBrinquedo 2008 e do projeto de brindes e produtos do Ampliar.Informações pelos telefones (11) 5591-1246/1281.
Desde a suafundação, o Ampliar formou mais de 27 mil jovens – somando 57 milcertificados -, sendo que 65% dos ex-alunos estão inseridos no mercadoformal de trabalho. Orientador e reflexivo, o encontro permaneceráhospedado para consultas no link abaixo.