O Ampliar, programa de profissionalização de jovens em situação de risco social com o apoio logístico do Secovi-SP, participou da homenagem ao Dia da Empregada Doméstica, comemorado em 27/4, na Casa Bombril, na capital paulista.

O evento, realizado das 9 às 13 horas, reuniu mais de duzentas participantes do curso de capacitação profissional em serviços domésticos da Casa Bombril. Na programação, sorteio de brindes, aula de dança, exposição de artesanato, palestra sobre a PEC (Trabalho Doméstico) e recreação infantil.

“Quem te viu e quem te vê” – Dez domésticas foram sorteadas para participar do “Quem te viu. Quem te vê”, que consistiu em um tratamento de beleza oferecido pelas alunas dos cursos de assistente de cabeleireiro e maquiagem do Ampliar.

Cristina de Souza, 51 anos, estava muito feliz por ter sido contemplada. “Nunca fui maquiada. Essa é a primeira vez e estou achando maravilhoso”, disse Cristina, que tem cinco filhos e há mais de 10 anos trabalha como empregada doméstica em uma casa na Vila Mariana.

Acostumada a cuidar de tudo em uma casa, a doméstica Miriam Moraes, 42 anos, adorou ser penteada e maquiada. “Estou me sentindo a modelo Gisele Bünchen”, brincou Raquel Portela, 60 anos, que trabalha há 19 anos em uma residência na Vila Mariana. “É muito bom ser cuidada”, resumiu Raquel.

Também foram atendidas pela equipe do Ampliar: Alessandra do Carmo, Maria Helena Ferreira, Sebastiana de Souza, Marisa Rodrigues, Vera Lúcia Neres, Luzenir Santana e Jacira Santos.

Se para as domésticas, o atendimento foi maravilhoso; para as alunas do salão-escola do Ampliar, o evento foi muito gratificante. “É tão bom ver o sorriso no rosto dessas pessoas”, afirmou Kênia Arleo, que está participando do curso de assistente de cabeleireiro. “Quero ter um salão de beleza lá no meu bairro”, revelou a jovem, que mora no Parque Novo Mundo, região Norte da capital paulista.

Josevânia Ferreira da Silva fez o curso de manicure e agora está cursando o assistente de cabeleireiro. “Adoro a área de beleza. É gratificante ver como as pessoas ficam felizes e mais lindas com o nosso trabalho”, destacou Josevania. “Tenho aprendido bastante. Não imaginava que seria tão bom.”

Depois de prontas, as dez domésticas, verdadeiras protagonistas do lar, participaram de desfile de moda e de sessão de fotos.