ONE ? Novos Empreendedores do Secovi-SP recebeu no último dia 4/11, emreunião-almoço, o arquiteto Massimiliano Fuksas, um dos maiores nomes daarquitetura mundial com obras erguidas em variados países na Europa,Ásia e África. O evento contou com a presença de aproximadamente 80pessoas.
Para o arquiteto, “São Paulo é uma cidadeúnica! Se torna homogênea em suas multiplicidades, não existe centro nemperiferia. Uma megalópole!?, elogiou Fuksas. Para ele, São Paulo é “umainvenção brasileira, uma cidade viva e lúdica” e desejou que osbrasileiros continuem a criar cidades como essa.
Projetos – ?Eu uso arquitetura para entender o que acontececom o mundo e com as pessoas?, destacou Fuksas, que detalhou os seusprincipais projetos. O mais conhecido deles é o do Pavilhão FieraMilano. ?A Metamorfose da paisagem com a arquitetura?, resumiu Fuksas,ao mostrar o croqui inicial do projeto, que se destaca por sua estruturametálica composta por triângulos e por uma grande complexidade deformas.
Sobre a construção do Centro de Pesquisas esede da Ferrari, em Maranello (Itália), por exemplo, ele enfatizou que oprojeto de estrutura permitiu destacar o solo com pouquíssimos pilares.Na construção de um shopping center, ele revelou que a fachada foi feitatotalmente em vidro para facilitar aplicação de comunicação visual. Elemostrou também projetos de interiores de lojas ousadas e sofisticados,como a de Giorgio Armani, em Hong Kong e Xangai.
Outroprojeto bastante interessante apresentado pelo arquiteto foi o doaeroporto em Shenzen (China), cujo formato assemelha-se a um peixe. Nointerior, ele utilizou formas orgânicas e complexas. ?Em um projeto comoesse, o arquiteto deve pensar em duas coisas: na cobertura e nointerior?, aconselhou.
Na área de habitação popular,Fuksas salientou a utilização de revestimentos diferenciados – comoardósia – é mais barato, cerca de 250 euros/metro quadrado.
O evento contou com a participação do vice-presidente do Secovi-SP,Claudio Bernardes, que representou o presidente João Crestana; dopresidente da Fiabci/Brasil, Ricardo Yazbek; do vice-presidente deDesenvolvimento, Basilio Jafet; de Ronaldo Padovani, do Consulado Geralda Itália em São Paulo; entre outros convidados.