O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, e o Secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, firmaram nesta quinta-feira, 27/9, protocolo de cooperação para implantação de medidas para consolidar o desenvolvimento sustentável no setor da construção civil. O ato aconteceu durante a abertura da Convenção Secovi 2007, no Auditório Elis Regina, no Anhembi, na presença do presidente Romeu Chap Chap e do presidente eleito do Sindicato, João Batista Crestana, que tomará posse amanhã à noite. A cerimônia de abertura oficial da Convenção, que tem este ano como lema “o mercado imobiliário como alavanca do desenvolvimento econômico e social”, contou ainda com a participação do prefeito da capital, Gilberto Kassab.

Em suas palavras o presidente Romeu Chap Chap, do Secovi-SP, destacou o sucesso do Salão Imobiliário São Paulo, realizado em parceria a Reed Exibitions-Alcântara Machado, cuja segunda edição acontece paralelamente à Convenção, no Parque Anhembi. Ressaltou ainda a Convenção, que em sua quarta edição, já é um sucesso consagrado de público e conteúdo.

Afirmando que o Secovi-SP dispensa qualquer comentário, “uma vez que é o maior sindicato imobiliário da América Latina”, o prefeito Gilberto Kassab afirmou que o que viu na entrega do Prêmio Máster Imobiliára, ocorrida ontem (26/9) no Clube Atlético Monte Líbano, “mostra a pujança da construção civil brasileira”.

O secretário Xico Graziano destacou os principais aspectos do protocolo assinado entre as duas secretarias de Estado, enfatizando que a idéia “é sinalizar que as mudanças rumo a um desenvolvimento sustentável deve começar dentro de casa, isto é no âmbito do governo”.

O secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, lembrou a importância que essa cooperação terá para o CDHU, que, frisou, “é a maior construtora do País, atualmente com 70 mil unidades habitacionais em construção no Estado de São Paulo”.

Pelo protocolo, a CDHU se compromete a respeitar critérios ambientais durante o projeto, na fase de construção e na de ocupação do empreendimento pelos moradores, com o objetivo de diminuir os impactos ambientais, otimizar o uso de recursos naturais e melhorar a qualidade de vida da população.

O protocolo servirá de modelo para todo o setor na área de construção sustentável. A Secretaria do Meio Ambiente viabilizará a capacitação de profissionais da CDHU sobre práticas ambientais adequadas e concederá o Certificado de Conformidade Ambiental aos empreendimentos que atenderem as diretrizes desse protocolo.

Após a assinatura do protocolo o presidente Romeu Chap Chap declarou oficialmente aberta a Convenção Secovi 2007.