Dia 16/4, foi lançada oficialmente a Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras), que é formada por 19 empresas – a maioria de capital aberto –, tem Rubens Menin, da MRV, como presidente, João Rossi, da Rossi Residencial, como vice, e Renato Ventura, como diretor-executivo. A sua sede funcionará no prédio do Secovi-SP, na Vila Mariana, Capital.

Durante entrevista coletiva, Rubens Menin afirmou que os trabalhos da Associação serão alinhados com os ideais das entidades representativas do setor, como o Secovi-SP. Conforme o dirigente, a indústria da construção civil é complexa e norteada por três fundamentos: necessidade de lançar 1,5 milhão de moradias por ano no Brasil, um país jovem; crédito imobiliário saudável, fundamentado legalmente, com baixo índice de inadimplência; e renda per capita crescente. “A somatória de demanda, crédito e renda torna a indústria sustentável. O momento é oportuno para somar forças”, afirmou.

João Rossi lembrou que o setor imobiliário passou por um rápido crescimento e evoluiu muito nos aspectos legais e estruturais. “A nossa credibilidade e a do País aumentaram, mas muitos segmentos, como o público, não acompanharam esse desenvolvimento. A demora na aprovação de projetos implica em custos para o consumidor e para os empresários, que ficam com terrenos parados”, asseverou o vice-presidente.

A Abrainc criou comitês para tratar de alguns temas de interesse: Comunicação, coordenado por Luiz Fernando Moura; Recursos Humanos, conduzido por Marcelo Zappia; Jurídico, por Maria Fernanda M. de Souza Maia; Financeiro, sob o comando de Mauro Bastazin; Incorporação, dirigido por Ricardo Ribeiro; Técnico, por Daniela Ferrari; e de Investimentos Sociais, liderado por Aron Zylberman.

Os principais objetivos da Associação são representar as empresas de incorporação imobiliária em âmbito nacional, fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável do País.

“Recebemos bem a criação da Abrainc, pois as empresas têm atuação nacional e as suas experiências serão transmitidas em outros Estados. Sem contar que será um novo parceiro do Secovi-SP na defesa do setor e da sociedade”, ressaltou o presidente do Sindicato da Habitação, Claudio Bernardes.