Mais um negócio foi fechado por meio de parceria envolvendo três imobiliárias, duas delas associadas à Rede Secovi de Imóveis. A venda de um terreno na região da Vila Leopoldina resultou de tripla parceira, na qual a Proinvest captou o cliente, a Pacheco Imóveis anunciou a propriedade e a Casa Nova vendeu.

O negócio começou quando o proprietário do terreno procurou Hélio Alterman, da Proinvest, pedindo que a divulgação da oferta fosse feita por sua imobiliária. Como a atuação de sua empresa está concentrada mais fortemente nas regiões da Raposo Tavares e Granja Viana, ele fez a indicação para a Pacheco, que se encarregou do colocar a placa e fazer a intermediação. Um corretor da Casa Nova, no entanto, entrou em contato com a Pacheco pedindo para trabalhar o terreno em parceria.

De acordo com Hélio Alterman, esse exemplo é claro para que os clientes entendam como ocorre o trabalho em rede. Um meio de divulgar esse método de trabalho é dizer ao cliente quais são imobiliárias parcerias existentes na região em que o comprador vai morar. “Fica claro como funciona uma rede”, diz Hélio, emendando que as imobiliárias precisam trabalhar mais o conceito de negócios em parceria, tanto interna quanto externamente.

Na avaliação de Sueli Pacheco, diretora da Pacheco Imóveis, para que o esquema de trabalho em rede funcione é necessário haver total integração entre as associadas. “Conhecer bem e ter confiança com quem você vai fazer a parceria são aspectos fundamentais”, diz, referindo-se ao fato de muitas empresas ansiarem por fazer negócios juntas, mas nem sequer se conhecem e se conversam com frequência. “Hélio e eu nos conhecemos há muitos anos. Assim fica mais fácil trabalhar em parceria”, emenda. 

Vantagens – Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Secovi de Imóveis, explica as vantagens do sistema. “O proprietário terá todas as vantagens da atuação conjunta das imobiliárias: maior corpo de vendas e ofertas, uma única placa no imóvel (a experiência mostra o excesso desse recurso passa a impressão de ‘desespero’ por parte de quem está vendendo, o que desvaloriza o bem) e negociará com seu corretor de confiança”.

Para as imobiliárias, o aumento da lucratividade é o chamariz. Em países em que a cultura do trabalho em rede é bem amadurecida, o volume de negócios fechados em parceria entre as intermediadoras chega a corresponder a 80% de seus faturamentos.