A C&M Consulting & Management, associada ao Secovi-SP desde 1996, obteve, no final de março, a primeira Certificação da Construção Sustentável Aqua do País. O certificado, concedido pela Fundação Vanzolini – entidade ligada à Universidade de São Paulo (USP) –, foi outorgado ao Centro de Eventos Nortel, que a C&M construirá na zona norte da capital paulista, com capacidade para duas mil pessoas.
Para receber a certificação, que atesta a qualidade ambiental do empreendimento, é preciso atender a 14 requisitos internacionais: gestão de água e de energia, conforto acústico e visual, gestão de resíduos e ações que garantam a preservação e o desenvolvimento sustentável da área vizinha ao empreendimento, entre outras coisas. A obtenção do certificado, segundo a Fundação Vanzolini, está condicionada ao controle total, via auditorias independentes, de todas as fases de uma construção: programa, projeto, obra e a operação em si.
Claudio Moyses, diretor da C&M (responsável técnica da obra) e também da Mori (incorporadora), conta que a ideia de fazer um empreendimento sustentável nasceu há quase quatro anos. “Desde o início queríamos fazer algo de excelência, do ponto de vista de qualidade ambiental. Ao conhecermos a certificação Aqua, vimos que ela caía como uma luva para nós”, justifica.
De acordo com o profissional, a qualidade ambiental é uma exigência em alta em todos os setores, especialmente para as empresas multinacionais. “Cada vez mais elas levam isso em conta na hora de fechar negócios e esse pode ser um diferencial importante para o nosso empreendimento.” Moyses estima que a certificação gera, em tese, um encarecimento da ordem de 5% a 10% nas obras. “Mas, como você tem que pensar em todos os detalhes antes de começar a construir, acaba economizando na fase seguinte e neutralizando os custos adicionais iniciais”, conclui o diretor da C&M.