Cerca de mil pessoas participaram da posse solene da nova diretoria do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), presidida por Flavio Amary. A cerimônia aconteceu na noite de segunda-feira, 29/2, no Clube Atlético Monte Líbano, na capital paulista.

O vice-presidente da República, Michel Temer; o ministro de Cidades, Gilberto Kassab; e o governador Geraldo Alckmin prestigiaram a cerimônia, além de diversas outras autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; os senadores Romero Jucá Filho (PMDB-RR) e Marta Suplicy (PMDB-SP); os secretários estaduais Rodrigo Garcia (Habitação), Arnaldo Jardim (Agricultura), José Renato Nalini (Educação), Clodoaldo Pelissioni (Transportes Metropolitanos) e Duarte Nogueira (Logística e Transportes); e os secretários municipais de São Paulo, João Sette Whitaker Ferreira (Habitação), Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano) e Paula Motta Lara (Licenciamento); deputados federais, estaduais e prefeitos de cidades paulistas; representantes de autarquias e de diversas entidades de classe.

No discurso de posse, Flavio Amary, que comandará o Secovi-SP no biênio 2016-2018, foi contundente. Atacou a corrupção, reclamou da alta carga tributária e mostrou-se inconformado com os rumos político-econômicos do País. “Demoramos 21 anos para restaurar a democracia, e por 20 anos conseguimos manter a estabilidade da moeda nacional. Hoje, aqui estamos nós. Do sonho ao pesadelo em apenas 13 anos”.

Amary não focou temas próprios da atividade imobiliária por pensar que, sem resolver a crise política, não se resolve a crise econômica. E firmou posição: “Queremos um ajuste fiscal para valer! Medidas que não se submetam a barganhas parlamentares. Queremos um combate à corrupção para valer. Sem remendos, sem jeitinhos. Queremos o dinheiro público empregado em prol do interesse público. Orçamento feito, orçamento cumprido. Sem pedaladas. Sem superfaturamentos. Chega de artificialismos!” (Confira, aqui, a íntegra do discurso.)

O agora ex-presidente Claudio Bernardes destacou a honra de ter estado à frente do Secovi-SP nos últimos quatro anos. Disse que, ao assumir, em fevereiro de 2012, a realidade era bem diversa: o Brasil ocupava o segundo lugar do mundo entre os países mais atraentes para investimentos imobiliários e a cidade de São Paulo, a quarta posição, atrás de Nova York, Londres e Washington. “Tínhamos um sistema de crédito imobiliário que funcionava. Recursos abundantes para o financiamento da moradia e juros decrescentes, numa saudável disputa entre agentes financeiros.” (Confira aqui a íntegra do discurso).

Falando de improviso, Michel Temer desejou sucesso ao novo dirigente e registrou o grande trabalho que o Sindicato tem feito em prol da indústria imobiliária. “O Secovi-SP é um septuagenário de ideias novas, é um sindicato de acordo com seu tempo”, elogiou. Ele ressaltou que, por ser uma entidade coesa, em que as pessoas pensam e defendem os mesmos princípios, o Secovi-SP é uma usina de boas propostas. “É com esse tipo de proposta que o governo quer trabalhar para que, juntos, construamos o nosso País.”

Parceria

Durante a cerimônia, Flavio Amary fez uma homenagem aos ex-presidentes da entidade, “que dedicaram tempo e contribuíram com a entidade”. Chamou ao palco Paulo Germanos (também mestre de cerimônias da solenidade), Romeu Chap Chap, Sergio Mauad, Walter Lafemina, João Crestana, Claudio Bernardes e Ricardo Yazbek. “Espero, agora, fazer a minha parte como novo presidente do Secovi-SP”, afirmou.

Chap Chap retribuiu a homenagem e falou em nome do grupo. Garantiu que Amary está preparado para liderar o Secovi-SP. “Não lhe faltam ideias nem ideais. Não lhe faltam competência, energia e determinação para lutar por nosso setor e pelo bem comum. Atuando no Secovi desde1992, ele está pronto para liderar a batalha em prol do fortalecimento do mercado, do atendimento das necessidades imobiliárias da população e do desenvolvimento nacional.”

O ministro Gilberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin também deixaram mensagens de apoio a Amary. Kassab citou a admiração que tem pelo Secovi-SP e se declarou convicto de que, em função do talento que tem, Flavio Amary liderará de maneira ímpar. “A entidade ajudou a construir e melhorar cidades – e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas”, disse, acrescentando ter certeza de que essa saga continuará sob a gestão de Amary.

Alckmin agradeceu toda a equipe do Secovi-SP e também a Claudio Bernardes, “um craque do urbanismo e das questões metropolitanas”. Disse que, em meio à maior crise em 50 anos, a entidade tem sido uma grande parceira do governo paulista. Ele ressaltou a importância do Programa Minha Casa, Minha Vida, “idealizado pelo Secovi-SP”, e fez um breve balanço do programa: 25 mil habitações entregues e 82 mil em obras. “Se quisermos garantir emprego, devemos exportar e teremos de investir em logística, infraestrutura e construção civil.”

Confira as fotos do evento. Confira o vídeo do discurso do presidente Flavio Amary.