Pela primeira vez em sua história, Bauru conquistou a certificação do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. No final do ano passado, o prefeito Clodoaldo Gazzetta recebeu o certificado das mãos do então titular da Pasta, Sidnei Rodrigues. A cidade acumulou 86,61 pontos e ficou na 26ª posição entre os 69 municípios certificados. Para receber o título, o município precisa ter uma pontuação acima de 80 pontos. Entre as dez diretivas ambientais avaliadas no processo, estão: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
De acordo com o diretor regional do Secovi em Bauru, Riad Elia Said, o Programa Município VerdeAzul tem grande relevância por estimular as prefeituras paulistas na elaboração de políticas estratégicas de desenvolvimento sustentável. “A sustentabilidade é um dos pilares que rege o desenvolvimento de uma cidade. O programa é uma forma de reconhecer a boa gestão ambiental que está sendo feita na cidade, o que confirma os planos de saneamento, de combate à poluição e preservação ambiental, dentre outros pontos”, ressalta. “Toda cidade tem de lutar por sua preservação ambiental frente às suas evoluções tecnológicas. Bauru é um exemplo disso e se orienta para um futuro cada vez mais promissor e de excelência no interior de São Paulo e no Brasil”, finaliza o diretor.
O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, e tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. Em 2017, Bauru ficou com 79,61 pontos e em 2016 com 78,52. Todos os 645 municípios do Estado participam do Programa.