“Sou um humilde contador de histórias.” Assim se definiu, ao ser anunciado como palestrante do Enacon Secovi 2008, Pepe Gutierrez, diretor do IREM (Institute of Real Estate Management) e do Gabinete de Estudios del Consejo General de Colégios de Administradores de Fincas de Espanha. Também professor da Universidad de Alicante (Espanha), Gutierrez fez a palestra “Administrando hoje o futuro de seu condomínio”, dia 28/11, na qual falou sobre as boas práticas que garantem uma boa gestão condominial hoje, amanhã e depois.
Segundo ele, qualquer assembléia que realiza tem início com a apresentação de um vídeo de animação, mostrando o dia-a-dia de um condomínio e lembrando, ao final, que os direitos de cada condômino começam onde terminam os do vizinho.
Depois comentou algumas técnicas utilizadas por sua empresa no sentido de otimizar a administração condominial e facilitar a vida do síndico, bem como de todos os moradores. Os principais problemas no condomínio, na sua concepção, surgem em virtude da falta de comunicação adequada. “É imprescindível conhecer todas as possibilidades dos canais e instrumentos de comunicação com os clientes. Além disso, se uma informação é mal intencionada ou parcial, os condôminos podem tomar uma decisão inadequada ou incorreta”, alertou, citando o SMS/MMS como um dos meios mais eficientes e o futuro da comunicação, na sua concepção.
Outras ferramentas que terão grande repercussão no futuro, devido à facilidade e ao custo zero, são: o Google Earth, que disponibiliza imagens de satélite, mapas, terrenos, edifícios, etc; o Gaudi (Google Audio Indexing), tecnologia que analisa as palavras ditas em um vídeo e as registra numa base de dados e que está captando e anexando todos os áudios do mundo; e o Skype me, um serviço gratuito de comunicação para empresas. “O melhor é que estão disponíveis gratuitamente, e podem ser utilizados para potencializar os serviços oferecidos aos clientes”, enfatizou Gutierrez. A título de curiosidade, informou que as duas empresas mais conhecidas na Espanha – Google e Zara – não aplicam nada em marketing, porém, investem muito em qualidade. “Tem de fazer coisas simples. O administrador não planeja falhar, mas falham ao não planejar”, refletiu.
Sistema nervoso digital – Os anos 1980, lembrou, foram a década da qualidade, os anos 90 da Reengenharia de Processos, e 2000 é a década da velocidade. Assim, o coeficiente de inteligência de uma empresa é determinado à medida que sua infra-estrutura de informática conecta a informação e a distribui.
Considera como dois grandes erros de estratégia atuar antes do tempo ou deixa a oportunidade passar. Para se destacar e melhorar, é oferecer necessário diferencial e redução de custos. Além disso, todas as pessoas se movem basicamente por três fatores: econômico, social ou moral. “Há uma grande diferença entre cliente difícil e cliente ruim. Tem de haver confiança entre a administradora e o síndico. Quando acaba a tolerância, é o momento de deixar o condomínio”, aconselhou. Afinal, disse, o síndico quer resolver problemas com informação adequada, imediatismo, eficiência e eficácia.
IREM no Brasil – Na segunda parte do painel, a presidente do Capítulo Brasileiro do IREM, Fernanda Lisboa, fez uma breve exposição sobre a entidade, que, por meio de parceria com o Secovi-SP, oferece as certificações profissionais CPM (Certified Propery Manager) e ARM (Accredited Residential Manager).
São duas certificações distintas. Enquanto o ARM qualifica o profissional a administrar imóveis residenciais (casas, condomínios residenciais, associação de moradores, etc.), o título CPM abrange todo o escopo de propriedades comerciais – edifícios inteligentes, shoppings centers, centros comerciais, hotéis, grandes empresas, entre outros, com exigências maiores.
Fernanda explicou que, após a primeira certificação ARM, em 2000, o capítulo brasileiro, de número 111, chegou a figurar como o maior em âmbito internacional. “Agora, estamos preparando uma reformulação e, a partir de abril, vamos retomar os dois cursos, além de outros nas áreas de sustentabilidade e de green buildings”, informou.
Segundo ela, o Brasil não está muito longe da realidade da maioria dos países em termos de avanços no mercado imobiliário. Assim, tanto os condomínios como as administradoras terão de aprender a lidar com novos empreendimentos, que hoje têm uma grande mistura de usos e vão precisar de um atendimento multidisciplinar. “Temos de trazer boas práticas para o mercado. Sair da zona de conforto e partir para uma ação mais agressiva, pois as exigências estão crescendo cada vez mais”, afirmou.
Em seguida, Pepe Gutierrez falou de sua experiência de 15 anos no IREM e da oportunidade que teve de viajar o mundo todo, conhecer pessoas, técnicas, inovações, procedimentos e sistemas. “Copiar não é bom. Mas é sempre possível adaptar boas iniciativas.” Comentou também sobre um livro que escreveu e publicou reunindo e comparando as legislações de diversos países.