Durante o seminário “Financiamento da produção e comercialização de lotes e securitização de recebíveis”, organizado pela vice-presidência de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente na sede do Secovi-SP, dia 4 de julho, foi anunciada pelo Banco Bradesco a ampliação das condições de crédito para aquisição de lote urbanizado. A novidade foi divulgada por José da Silva Aguiar, gerente departamental de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco, um dos palestrantes do seminário.
Aguiar informou que a novidade começa a vigorar a partir da segunda quinzena de julho, quando o percentual máximo de financiamento passa a ser de 80% do valor para lotes de até R$ 500 mil, com prazo de 120 meses, e taxas de juros pré e pós-fixadas. Segundo ele, o comprometimento máximo de renda será de 20%.
Disse que é impossível não perceber esse momento que vive o mercado imobiliário. Lembrou ainda que o setor de loteamentos, apesar de sempre demandado, não era priorizado e que a Abecip, entidade da qual é diretor, também vinha buscando opções para o segmento nos últimos anos, sem sucesso, junto ao Banco Central.
“A partir de janeiro deste ano, com a redução da taxa de juros, o Bradesco resolveu estudar linhas de crédito para atender o setor, e lançou, em abril, financiamento de até 60% do valor do lote e prazo de 60 meses”, explicou. “Começamos devagar, para avaliar o mercado. E hoje apresentamos, em primeira mão, um pouco do avanço dessa linha”, continuou.
Reconheceu que os bancos precisam de um aculturamento maior e defendeu a transparência no relacionamento com os clientes. Para tanto, apresentou e colocou à disposição das empresas participantes do evento um simulador de financiamento, por meio do qual é possível abrir o fluxo da primeira a ultima prestação. “Trata-se de uma ferramenta para ensaiar o que cabe no bolso no cliente, que precisa saber o que acontece, o que está pagando de juros, dentre outras informações.”
Crédito para construção e produção
Afirmando que a idéia da instituição é oferecer linhas que as empresas possam vender, apresentou mais uma modalidade de crédito disponibilizada pelo Bradesco, destinada a construção em lote próprio, cuja liberação de recursos é feita somente mediante escritura quitada e 30% da obra executada. O plano também tem condições de pagamento em prestações pré e pós-fixadas (mais detalhes na apresentação abaixo).
O caminho, de acordo com Aguiar, é procurar as agências do Banco, que são assessoradas por uma central de negócios imobiliários. “Muitas empresas se interessam por desenvolver um plano piloto, o que pode ser uma boa alternativa.”
Quanto a outro pleito do setor, o financiamento à produção é questão pontual, conforme explicou o gestor, e com condições estudadas caso a caso pelo Banco. De antemão, é possível somente a empresas que tenham mais de cinco anos no mercado, com loteamento já entregue e padrão definido.
Confira detalhes dos planos oferecidos pelo Bradesco no link abaixo.
Com patrocínio exclusivo de Scopel, apoio de Aelo e SindusCon-SP, o evento teve transmissão simultânea via Internet, marcando o início do Projeto Educação a Distância, desenvolvido pela Universidade Secovi.