O diretor da Carlyle Brasil Consultoria emInvestimentos Ltda., Eduardo Pimenta Ferreira Machado, afirmou durante aterceira edição do evento ?Tendências do Mercado Imobilário? ? umarealização da vice-presidência de Incorporação do Secovi-SP ? que acrise do subprime norte-americano trará reflexos no País. ?Apesar de suasituação privilegiada, o Brasil está inserido na dinâmica mundial,portanto, vulnerável às crises?, ressaltou.

De acordocom Machado, o futuro da economia e do mercado imobiliário está nosegmento de imóveis de padrão econômico. Para ele, o grande desafio,tanto para as 21 empresas que fizeram IPO quanto para as 20 mil que nãofizeram, é manter ou desenvolver a cultura de controlar relatórios egastos financeiros, auditar contas e manter a disciplina na atuaçãoempresarial, ou seja, as empresas devem ter governança corporativa.

?Demografia, mudança do perfil da população e doaumento de pessoas economicamente ativas, alteração na renda percapita, nas disponibilidades de crédito e nas políticas de governosão os principais fatores que impulsionaram a retomada desse setor. Abase da pirâmide social passa a ter acesso a bens de consumo?, ressaltouo especialista da Carlyle Brasil ? patrocinadora do evento juntamente àCompany S/A.

Além dos residenciais econômicos, o fundotem interesse no varejo em cidades secundárias e nas periferias(pequenos shoppings). A empresa atua com equipes locais e está presenteem Paris, Hong Kong e Estados Unidos. ?Queremos financiar projetos e sãoinúmeros os mecanismos legais brasileiros que trazem segurança jurídicaaos investidores?, afirmou Machado.

Giro pelomundo ? Na Europa, o grande potencial para os investidores é omercado de retrofit; a Ásia ainda apresenta possibilidades decrescimento imobiliário, principalmente no Japão; o México cresce emritmo decrescente, em razão de ter sua economia vinculada à dos EstadosUnidos.

?A queda no consumo dos norte-americanos sereflete na economia mundial. Eles estão mais pobres e sabem disso.Vivemos um momento propício para alimentar o otimismo, porqueacompanhamos a mudança revolucionária do perfil da riqueza global.?

Conforme Machado, a Carlyle está preparada parainvestir em momentos de crise, pois tem liquidez.