Com a participação de vice-presidentes e diretores do Secovi-SP acontece de 14 a 16/9, a 82ª edição do Encontro da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário), no Colinas Shopping-Green Tower, em São José dos Campos, que é considerada a primeira cidade inteligente do Brasil, unindo experiências inovadoras do setor de imóveis às muitas receitas de futuro de um centro urbano dotado de um formidável parque tecnológico, que, entre outras joias, inclui a Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mudo.
O mote é “ABMI voando alto” e terá como empresa-anfitriã a associada da entidade em São José dos Campos, a Nova Freitas Imóveis, que abrirá suas instalações para uma visita técnica, exclusiva para associados da ABMI, no dia 14/9. Neste mesmo dia, haverá visitação a um empreendimento local da Construtora Patriani.
A abertura do encontro será no dia 15/9, a partir das 9 horas, e contará com uma apresentação do prefeito Anderson Faria Ferreira, tratando do tema “Cidade Inteligente”, que falará após as boas-vindas do presidente da entidade, Ricardo Abreu.
Mercado voando alto
O economista-chefe do Secovi-SP e presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Celso Petrucci, apresentará dados sobre o mercado imobiliário no país e falará sobre as perspectivas do setor para 2023, em palestra com início para as 15h30 do dia 15/9.
“As perspectivas são boas. Deveremos fechar 2022 com o segundo melhor resultado anual do mercado imobiliário dos últimos 10 anos. O primeiro aconteceu em 2021, quando, apesar de praticamente dois anos de pandemia, o mercado imobiliário atingiu um patamar histórico”, afirma Petrucci, destacando que a demanda por imóveis no país é enorme, embora a produção de unidades novas alcance somente de 500 mil a 600 mil por ano.
Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP e da CBRE, estará no painel que começa às 10h50 do dia 15/9, que abordará o mercado de galpões na cidade São Paulo e num raio de 30, 60 e 100 quilômetros da capital.
Estoque pequeno, demanda elevada
Frederico Marcondes César, vice-presidente do Interior do Secovi-SP, participará de um painel sobre a retomada do segmento de escritórios e o mercado de logística. Ele destaca que São José dos Campos tem um crescimento populacional em torno de 1,7%, estando hoje com cerca de 730 mil habitantes e informa que os levantamentos realizados pelo Secovi-SP, em parceria com a Brain, apontam para uma sensível redução de estoque de imóveis, que pode até levar a um hiato no setor.
“O estoque aqui de São José dos Campos é de 2.800 unidades, em todos os tíquetes. A média histórica da cidade é de venda mensal na ordem de 320 unidades. Então seguramente seguimos a média estadual. Ou seja, seguramente temos estoque para 8 meses a 10 meses em São José dos Campos”, afirma.
Outro painel confirmado para o dia 15/9 reunirá o deputado federal, Eduardo Cury, e o advogado Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP, que tratarão de atualizações de projetos de lei e proposições relacionados ao mercado imobiliário que tramitam no Congresso.
Confira a programação completa e mais informações no site da ABMI.