Em cinco de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de São Paulo organiza uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico das 9 às 17 horas. O objetivo é coletar equipamentos velhos e inservíveis e encaminhá-los para reciclagem. A iniciativa, proposta pelo vereador Gilberto Natalini (PV), conta com o apoio da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e da SILCON Ambiental.

Para participar, primeiramente, os cidadãos devem estar atentos e cientes do que poderá ou não ser descartado. Aparelhos celulares, baterias, computadores, televisões e CDs são exemplos do que deve ser encaminhado à reciclagem. Já utensílios como lâmpadas não serão aceitos.

O lixo eletrônico é um assunto emblemático e que se encaixa bem neste exemplo. O uso indevido desses equipamentos e seu incorreto descarte podem ser extremamente maléficos para o meio ambiente – informação muitas vezes desconhecida pelos usuários. Estes materiais, quando em contato com o solo, podem contaminar o lençol freático e, se queimados, liberam graves toxinas.

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE LIXO ELETRÔNICO

Local: Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100 – Centro, SP.
Data: 5/6
Horário: 9h às 17h
Informações: Tel. (11) 3396-4405

Fonte: Assessoria de Imprensa de Gilberto Natalini