Um CEO de uma empresa inglesa no Brasil procurava um imóvel para alugar. Com mais de um ano de procura, não encontrou o que queria. O executivo, então, entrou em contato com seu corretor de imóveis de confiança, sediado na Holanda. Por meio de um portal imobiliário internacional, esse corretor localizou o imóvel ideal para seu cliente – um apartamento na região do Brooklin, zona sul de São Paulo. A imobiliária responsável pela locação é integrante da Rede Secovi de Imóveis, e, graças à plataforma de trabalho em rede, consolidou o negócio.

O episódio revela como a cultura de trabalho em parceria pode gerar novos negócios e rompe fronteiras aparentemente intransponíveis. “A onda de trabalhar sozinho, isolado, acabou. A partir de agora, as imobiliárias precisam entrar de vez nos negócios em parceiras”, diz Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Secovi de Imóveis e diretor da Practical Soluções Imobiliárias, empresa com a qual o corretor holandês negociou a locação do apartamento.

Imobiliárias da Rede Secovi têm exemplos de corretores campeões de vendas, que são justamente os que mais fecham negócios compartilhados. Eroina Pereira, também da Practical, fechou uma série de negócios ao longo ano passado. Mais da metade deles, 55%, foi em parceria com colegas de empresa. “Às vezes, outro corretor tem o imóvel mas não consegue ninguém para quem vender, e eu tenho o cliente com o perfil adequado. Daí fazemos tudo em parceria”, explica. Esse mesmo método ela usa para fechar contratos com construtoras para venda de lançamentos.

Corretora há apenas sete meses, Kelly Freitas, da Pedro de Lima Negócios Imobiliários, também associada à Rede Secovi, é uma das profissionais que mais vendem na empresa. Nesse curto período de atuação, já fechou seis parcerias para comercialização de imóveis usados. Seu sistema de trabalho é semelhante ao do adotado por Eroina. “Temos um ambiente que estimula o diálogo e o compartilhamento de informações”, diz Kelly, ao pontuar elementos favoráveis à realização de parcerias.

O objetivo da Rede Secovi é justamente ampliar as parcerias entre suas associadas. Ganham todos: os clientes, pois veem seus imóveis serem comercializados mais rapidamente; e os corretores e as imobiliárias, que têm seus ganhos incrementados. Essa já é a realidade em países como Canadá e Estados Unidos, e que aos poucos ganha espaço no Brasil. Mais informações, acesse www.redesecovi.com.br.