Mais um passo para a conservação do meio ambiente foi dado: Campinas aderiu ao programa estadual de recuperação das nascentes em áreas de contribuição hídrica do Sistema Cantareira, contidas na Bacia PCJ e também de conservação da Mata Atlântica.
Com isso, as dívidas ambientais do município podem ser compensadas com a recuperação de nascentes em propriedades degradadas. Existem áreas no município que precisam ser recuperadas, mas que os donos não têm condições para a execução do serviço. Do outro lado, existem pessoas físicas e jurídicas que foram penalizadas e são obrigadas a fazer algum tipo de compensação à sociedade. A proposta é reverter essa obrigação em benefício das pequenas propriedades, priorizando aquelas onde existem nascentes.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Regional Secovi em Campinas, Marcelo Coluccini, o município tem aproximadamente 3,4 mil nascentes e cerca de 80% apresentam algum grau de degradação. “Tendo em vista a expressiva importância da água de boa qualidade e possibilidade da escassez, esse bem natural possui altíssimo valor, por isso, é tão importante a participação de Campinas nesse projeto, pois apenas dessa forma conseguimos criar uma consciência de uso racional e preservação”, afirma.