Um ranking divulgado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, mostrou que oito cidades conquistaram a certificação de Município VerdeAzul, que apoia ações ambientais e avalia o desempenho das cidades paulistas durante o ano de 2015.

Campinas foi a cidade mais bem avaliada de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas), subindo seis posições em relação a 2014. De acordo com o diretor Regional do Secovi, Fuad Jorge Cury, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) é muito importante, pois estimula as prefeituras paulistas na elaboração de políticas estratégicas de desenvolvimento sustentável.

“A sustentabilidade é um dos pilares que rege o desenvolvimento de uma cidade. O PMVA é uma forma de reconhecer a boa gestão ambiental que está sendo feita em Campinas, o que confirma os planos de saneamento, o combate à poluição, a preservação ambiental, dentre outros”, ressalta Fuad.

A prefeitura já investiu R$ 300 milhões em obras de saneamento, incluindo diversas ações voltadas para o desenvolvimento urbano: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

“Toda cidade tem de lutar por sua preservação ambiental frente às suas evoluções tecnológicas. Campinas é um exemplo disso e se orienta para um futuro cada vez mais promissor e de excelência no interior de São Paulo e no Brasil”, finaliza o diretor.