O município comemorou pela primeira vez o Dia da Gentileza Urbana, em 17 de setembro. A data entrou para o calendário oficial da cidade por meio da Lei nº 15.056, de autoria do vereador André Von Zuben. 

Na data, o diretor da Regional do Secovi em Campinas, Fuad Jorge Cury, fez uma palestra na Câmara Municipal mostrando a importância da ação com exemplos de campanhas que já vêm sendo realizadas em São Paulo.

“Gentilezas Urbanas” é o programa criado pelo Secovi-SP, que consiste em pequenas campanhas de gentilezas nas áreas de cultura, meio ambiente, educação, saúde, esporte e lazer, com o objetivo de divulgar, multiplicar e incentivar as ações de indivíduos, instituições, empresas e associações que destaquem humanidade, urbanidade, amor, solidariedade e integração entre a cidade e as pessoas.

“É uma grande satisfação instituir este dia em Campinas. Resgatar o conceito de gentileza dentro das pessoas é muito importante. Há gentilezas por todos os cantos, que passam despercebidas. Pode ser uma árvore cuidada por um morador, uma praça adotada por uma empresa, um grupo teatral que se apresenta em espaço aberto, uma calçada que respeite pessoas com deficiência, uma intervenção artística em um muro, um simples ato de companheirismo. O mais importante é que gentiliza gera gentileza”, ressalta Fuad Jorge Cury.