O vírus da Influenza A está de volta. O alerta sobre a doença tomou conta do País nos últimos dias. Porém, com pequenas atitudes, é possível manter a gripe afastada.

A vacinação garante de 60% a 90% de eficácia, mas não é a única alternativa de proteção. Evitar passar a mão nos olhos, boca e nariz são ações importantes para aumentar a imunidade, assim como uma alimentação saudável e noites bem dormidas. A utilização do álcool em gel para higienização das mãos e a proteção da boca com lenços de papel ao tossir ou espirrar também evitam a disseminação da doença.

Por ser um vírus relativamente novo, o nosso sistema imunológico não está totalmente preparado para ele. A Região Metropolitana de Campinas já soma 26 casos de infecção por H1N1 até o momento, sendo três óbitos confirmados em decorrência da doença. Mas esses casos são exceção: a maioria daqueles que contraem esse tipo de gripe não morrem por isso.

Alguns condomínios estão promovendo seus próprios mutirões contratando clínicas particulares para imunizar moradores e funcionários. Mas, até o dia 20/5, as pessoas que fazem parte do grupo de risco poderão receber a vacina na campanha do SUS. Na região, a previsão é que as doses estejam disponíveis nos postos de saúde a partir do dia 30 de abril, data de mobilização em todo o país. Proteja-se e não se esqueça de espalhar as informações pelo condomínio!