Executivos dos portais ImovelWeb, Viva Real, SP Imóvel, MercadoLivre Classificados e Properati participaram da quarta edição do debate Negócios na Web, promovido pela Rede Secovi de Imóveis no dia 30/7, com a presença de aproximadamente 300 pessoas. 

Na avaliação dos debatedores, o cenário econômico desfavorável tem impactado nos hábitos das pessoas que buscam imóveis na internet. “As pesquisas por locação vêm crescendo bastante”, disse Renato Orfaly, country manager do Properati. O mesmo foi notado por Mateo Cuadras, CEO do ImovelWeb. “A busca por aluguel se tornou uma saída para muita gente.” 

Caio Ribeiro, diretor do MercadoLivre, ressaltou o fato de os usuários estarem mais criteriosos. “Eles estão vendo mais anúncios em uma mesma página, visitando mais ofertas”, observou. Essa percepção também foi compartilhada por Diego Simon, cofundador do Viva Real. “As pessoas, agora, esperam mais para fechar um negócio. Além disso, voltam ao portal com mais frequência.” 

Pelo fato de os compradores de imóveis estarem mais seletivos, Alexandre Ruiz, diretor do SP Imóvel, enfatizou a importância da qualidade dos anúncios. “Os corretores têm de selecionar adequadamente o que vão colocar nos portais”, disse, em referência a ofertas sabidamente inviáveis – considerando critérios como qualidade do imóvel, preço, localização etc. – que, mesmo assim, são divulgadas. 

Os executivos afirmaram que anúncios com informações incorretas figuram entre as grandes causas de reclamações dos internautas. Imóvel ‘isca’, unidades informadas com localização errada (exemplo: oferta anunciada como Tatuapé, quando, na verdade, é Vila Carrão), fotos insuficientes e demora para responder a eventuais compradores engrossam o caldo das razões pelas quais os usuários perdem a paciência. 

Todos os portais que tiveram representantes no debate oferecem ferramentas e orientação a imobiliárias que se propõem a trabalhar com eles. “Para mitigar esse problema com localização, já há recursos de o internauta desenhar em um mapa a região onde ele quer procurar imóvel”, exemplificou Ricardo Paixão, vice-presidente da Rede Secovi e coordenador do evento.