Com o rápido crescimento do mercado imobiliário, tornou-se indispensável oferecer serviços inovadores e soluções eficientes para maximizar a durabilidade das edificações. A palestra “Reformas em Condomínios e as normas da ABNT”, realizada em junho na Regional Sorocaba do Secovi-SP, discutiu as implicações dessas inovações no cotidiano de um condomínio, quem são os responsáveis pelas obras e como evitar danos ao patrimônio  e à vida humana.

Ministrada pelo perito em engenharia e especializado em pós-obra, Fabio Canaparo, a palestra lotou o auditório da Regional com a presença de representantes de administradoras de condomínios, empresas de engenharia, síndicos e profissionais que atuam diretamente em condomínios empresariais e residenciais.

Canaparo apresentou a legislação vigente e o peso de normas e leis que regulamentam as obras em edifícios, além das inovações técnicas e suas implicações no cotidiano dos moradores. “Muitos moradores realizam reformas em suas unidades e sequer informam o síndico ou à administradora, colocando em risco a vida de moradores de todo o condomínio”, explicou o perito.

Para a Cleusa Bersi, diretora de Administração Imobiliária e Condomínios da Regional Secovi em Sorocaba, todos os envolvidos devem estar em constante treinamento, uma vez que as leis e normas que regem este segmento são constantemente atualizadas. “Uma simples substituição de piso pode comprometer a estrutura de um edifício e colocar em risco a vida dos moradores. A participação em palestras como esta é fundamental para os profissionais que atendem ao segmento”, afirmou a diretora.