Quem não gostaria de morar e trabalhar em locais bem próximos? Ou, então, ter na porta de casa uma padaria, uma farmácia e até mesmo uma loja de roupas? Este sonho já virou realidade para muitas pessoas, principalmente nas grandes cidades, onde condomínios mistos estão se tornando cada vez mais comuns.

Tendência em diversos países, como nos Estados Unidos, os empreendimentos multiuso também estão sendo mais explorados no Brasil, nas grandes cidades. O objetivo é aliar trabalho, qualidade de vida, segurança e lazer em um único lugar, para que os moradores não precisem enfrentar o trânsito caótico das metrópoles. Além disso, com o comércio a poucos passos de casa, levando vários serviços como lojas, salões de beleza, farmácias, academias e lanchonetes, a valorização do imóvel é maior.

De acordo com a diretora de Administração Condominial do Secovi em Campinas, Kelma Camargo, esse tipo de condomínio foi criado para dar mais conforto aos moradores. “No geral, os empreendimentos são compostos por centenas de unidades, que desfrutam de uma megaestrutura. A ideia principal é que o condômino ofereça acesso fácil, com segurança, a um rol extenso de serviços e de lazer. A facilidade e a conveniência à disposição no próprio condomínio fazem com que os compradores deste segmento busquem a praticidade do dia a dia, a segurança e a comodidade de ter tudo “dentro” de sua casa.