A procura por imóveis comerciais registrou aumento nos últimos anos em antigos bairros localizados nas áreas mais afastadas do centro urbano de São José do Rio Preto devido ao surgimento de novos condomínios residenciais. O potencial consumidor destes pontos tem atraído investimentos e feito com que empreendedores migrem para estes locais.

Há alguns anos, a região Norte foi a que mais apresentou atrativos para o comércio, pelo surgimento de bairros residenciais, incluindo a instalação de um grande centro de compras. “Esta é a maior região que temos na cidade, com mais de 120 mil habitantes. É como se fosse uma cidade dentro de outra”, diz Alessandro Nadruz, diretor da Regional Secovi em São José do Rio Preto.

Nos últimos dois anos, as regiões Sul e Leste apresentaram oportunidades para o comércio, com a estruturação de condomínios horizontais e verticais, como os localizados em um centro de compras instalado às margens da BR-153, responsável pelo fluxo de pessoas vindas das cidades vizinhas e dos estados do Sul do país.

“Os condomínios residenciais e comerciais verticais ligados ao shopping aqueceram o mercado imobiliário no local e promoveram a procura e aumento do valor do metro quadrado em imóveis já existentes nas proximidades”, explica Nadruz.

Na região Leste, o bairro São Deocleciano ganhou status de queridinho dos novos empreendimentos. Cercado por dois residenciais populares e cerca de 10 condomínios fechados médios e altos, o bairro tornou-se única opção de rota para estes locais, fomentando a procura por imóveis para fins comerciais.

“O bairro era unicamente residencial e foi um dos que mais sofreu transformações positivas. O valor dos imóveis foi valorizado e surgiram vários segmentos comerciais, gerando emprego e renda”, finaliza.