Com as férias escolares, a circulação de crianças pelo condomínio aumenta. Ao mesmo tempo em que muitos moradores aproveitam para viajar, outros recebem visitas. Sendo assim, esse é um período que requer cuidados e a segurança continua sendo a palavra-chave para garantir a circulação saudável de todos pelas áreas comuns.
Algumas dicas são preciosas neste período do ano. Tirar todos os equipamentos das tomadas, por exemplo, é uma medida simples, que protegerá os equipamentos de uma possível descarga elétrica, além de economizar energia. É recomendável também fechar todos os registros da cozinha e do banheiro, para evitar vazamentos ou alagamentos, e bloquear a válvula do gás de cozinha. Outra dica importante é deixar a chave do apartamento com alguém de confiança, que poderá entrar no local caso ocorra algum problema. Lembre-se de não deixar animais sozinhos no apartamento, de retirar o lixo de casa antes de viajar e de manter tudo limpo, para evitar insetos e ratos. E verificar se todas as portas e janelas estão trancadas. O cuidado deve ser redobrado com as áreas onde as crianças costumam brincar de forma mais intensa neste período do ano.
Segurança – O porteiro deverá estar alinhado às regras do condomínio para garantir a entrada somente de visitas desejadas e não deixar os pequenos saírem sem a autorização dos pais. Se a visita for passar alguns dias no apartamento, avise o porteiro e funcionários. E atenção ao cumprimento do regulamento interno. Em alguns condomínios, por exemplo, crianças pequenas não podem circular sem o acompanhamento de responsáveis.
Se o condomínio contar com infraestrutura apropriada, síndico e conselheiros poderão verificar a possibilidade de contratar uma empresa de recreação para crianças neste período. Essa medida evitará movimento e correria dos pequenos em áreas que não são ideais, como garagem, elevadores e corredores. Os pais devem orientar os filhos a não utilizar o elevador e carros como brinquedos, bem como a seguir as regras para o uso da piscina. Neste período, vale colocar avisos informativos nos murais e elevadores para lembrar os moradores do regulamento interno, com dicas sobre segurança