São José do Rio Preto começou 2016 com aproximadamente 60 novos casos de dengue e outros mais de 450 em investigação. A quantidade de casos confirmados neste ano, em 15 dias, já é quase a mesma de todo o mês de janeiro do ano passado, quando foram contabilizadas 68 ocorrências.
Os números aumentam a preocupação, já que o município tem epidemias constantes da doença. O alerta fica ainda maior com os casos de zika e chikungunya, também transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, condôminos, administradores, síndicos e zeladores devem ficar atentos para eliminar possíveis focos do inseto.
A região de São José do Rio Preto apresenta altas temperaturas durante o verão. A situação fica ainda mais complicada com a quantidade de chuvas ocorridas desde o ano passado. Algumas dicas de prevenção podem ajudá-lo a eliminar possíveis focos do mosquito.
Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas; deixe a caixa d´água fechada o tempo todo; mantenha os sacos de lixo lacrados até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; não deixe a água da chuva acumular sobre laje e calhas e no interior de garrafas e pneus; remova folhas, galhos e sacos plásticos que impeçam a água de correr pelas calhas; deixe sempre fechados os tampos dos vasos sanitários.