A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) lançou recentemente o Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção que visa apoiar um movimento mais consistente de promoção da sustentabilidade e o alcance de um novo patamar de desempenho na Construção.

O livro é resultado de uma parceria entre a CBIC e a Fundação Dom Cabral e reúne um conjunto de iniciativas empresarias que se tornaram referência ao alcançar resultados significativos nas áreas ambiental, econômica e social. O objetivo da CBIC e da Fundação Dom Cabral com o lançamento deste Guia é estimular as mais de 170 mil empresas que integram o setor a incorpor os conceitos e práticas de sustentabilidade corporativa ao seu cotidiano.

Nele constam exemplos práticos já implementados, testados e aperfeiçoados por empresas da cadeia produtiva da construção, visando reduzir as incertezas e ampliar as chances de êxito de empresas que decidirem trilhar o caminho da sustentabilidade, tomando como ponto de partida algumas das iniciativas apresentadas.

O Guia organiza as boas práticas em seis grupos. As divisões foram pensadas para facilitar o processo de leitura e permitir que o público interessado possa consultar rapidamente as experiências nas áreas de seu maior interesse: Gestão Empresarial e Governança, Relacionamento com os Stakeholders, Melhorias no Processo Construtivo, Saúde e Segurança do Trabalhador, Formação de Mão de Obra e Desenvolvimento Imobiliário Urbano. Ao todo, foram reunidas 29 boas práticas, em quatro regiões do país (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-oeste). Os estados que mais se destacaram no levantamento foram Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

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Prática se fortalece no setor – A CBIC divulgou em 2011 os resultados de um estudo inédito sobre ações sociais no setor da construção: “Um Panorama da Atuação Social da Indústria da Construção”. Os dados da pesquisa mostraram que, embora ainda haja espaço para avançar, esse segmento da economia está atento ao tema e já desenvolve ações previstas na norma ISO 26000, que trata de diretrizes com relação à responsabilidade social-empresarial. Entre as mais de 200 empresas ouvidas, 58% delas promovem ações na área, com destaque para aquelas situadas nas regiões Norte e Nordeste.

A iniciativa da CBIC em promover o diagnóstico é importante, especialmente no momento em que o setor da construção assume um papel estratégico na economia brasileira e vem sendo cada vez mais demandado em relação à qualificação profissional de seus trabalhadores. O público interno das empresas, uma força de trabalho que historicamente tem origem nos setores mais excluídos da sociedade, vem sendo o público prioritário das ações sociais na construção. Nesse sentido, a condição socioeconômica é o principal fator para a tomada de decisão quanto ao desenvolvimento dos projetos.

As áreas nas quais as empresas vêm atuando de forma mais significativa são: meio ambiente; saúde; geração de trabalho e renda; e educação. A pesquisa detectou também que 13% dos dirigentes entrevistados admitiram promover somente uma modalidade de ação social, enquanto 36% assinalaram sete ou mais áreas.

Fonte: assessoria de imprensa da CBIC