?Os fungos estão em quase todos os ambientes. Às vezes,desenvolvemos alergia e nem sempre conhecemos a fonte. Plantas, água,ar, alimentos são reservatórios e vias de transmissão desses agentesbiológicos.? O alerta foi feito pelo biólogo Fabio A. Costa, da APSAssociados, dia 11 de junho, durante o 3º Seminário Segurança doTrabalho, realização conjunta do Secovi-SP e do Sinpait – SindicatoPaulista dos Agentes de Inspeção do Trabalho.
?Prevenindo acidente e assaltos em condomínios? foi o tema centraldo evento, que contou com a participação de especialistas em saúde esegurança no trabalho e segurança patrimonial.
Napalestra ?Controlando alergias no interior de edifícios?, Fabio Costacomentou que o organismo está em constante integração ambiental e,consequentemente, exposto a vários agentes biológicos. A maioria dessesagentes foi relacionada pela Anvisa (Agência Nacional de VigilânciaSanitária) por meio de portaria publicada em 2003. A partir de então,passou a haver um maior controle dos ambientes, para evitar o surgimentode ácaros, fungos e baratas, dentre outros agentes.
Costa classificou o cigarro como um dos principais causadores dedoenças. ?A fumaça do cigarro tem mais de quatro mil substâncias queprejudicam a saúde. Proibir é a melhor maneira de acabar com esse mal?,protestou.
Ele disse que é preciso observar atentamenteos ambientes com quatro olhares: para cima (ventiladores de tetos,móveis, etc); para baixo (sob os móveis e tapetes, no carpete); onde sedeita (sofás, camas, fronhas e lençóis são as principais fontes deácaros); e ao redor (equipamentos eletrônicos, cortinas, persianas). ?Eprincipalmente manter os animais longe das camas e sofás, porquetransmitem muitas doenças.?
A iniciativa, realizada noMilenium Centro de Convenções (sede do Secovi-SP), teve apoio de APSAssociados, Elevadores Otis e Iltda Propaganda & Marketing, e patrocíniode Haganá, Seconci-SP e Vila Velha Serviços.