O tenente-coronel Adilson da Silva e o capitão Marcelo Alexandre Cicerelli, do Corpo de Bombeiros, apresentaram no Secovi-SP o sistema Via Fácil Bombeiros, do Serviço de Segurança Contra Incêndio. Os dois integrantes da corporação compartilharam a novidade durante reunião da diretoria de Normalização da vice-presidência de Tecnologia e Qualidade do Sindicato recentemente.

O Via Fácil Bombeiros é um sistema informatizado criado para aperfeiçoar a gestão e melhorar a qualidade do Serviço de Segurança contra Incêndio do Estado de São Paulo de maneira ágil e eficiente, bem como obter informações consolidadas, otimizando o atendimento operacional, com a possibilidade de buscar, de modo rápido, informações relativas à situação e aos sistemas de proteção contra incêndio instalados nas edificações e áreas de risco. “A ideia foi transformar todas as rotinas em processo informatizados, com uma interface simples e amigável para os usuários externos”, explicou Cicerelli. “O Governo de Estado quer, por meio dessa iniciativa, dar total transparência a esse tipo de serviço.”

O sistema padroniza e informatiza o Serviço de Segurança Contra Incêndio, otimiza e agiliza os serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros e facilita, para a população, o acesso às informações consolidadas e atualizadas dos processos solicitados, dando celeridade ao atendimento.

O interessado poderá solicitar seu processo de regularização, efetuar o pagamento dos emolumentos, a impressão dos relatórios de análise/vistoria e acompanhar o andamento dos serviços prestados pela área de prevenção do Corpo de Bombeiros a partir de sua residência ou escritório. Para tanto, ele só precisa acessar a internet.

Os benefícios incluem redução de tempo com deslocamentos do usuário ao quartel, que às vezes supera quatro visitas; melhor aproveitamento do efetivo, que pode se dedicar a suas muitas outras funções; geração de estatísticas e relatórios gerenciais diversos; e controle em tempo real da situação das edificações no Estado.

Consulta de AVCB Eletrônico

A informatização do serviço de segurança contra incêndio promove a integração com o SIL (Sistema Integrado de Licenciamento), permitindo a verificação da situação de um estabelecimento onde será iniciada uma atividade econômica, ou o início do processo de análise e vistoria da edificação perante o Serviço de Segurança Contra Incêndio, bem como seu acompanhamento.

O acesso é feito pela internet, para que o interessado possa efetuar a solicitação e acompanhar os processos de análise de projetos, de vistorias, de esclarecimentos de dúvidas ou de comissões técnicas, por meio do preenchimento eletrônico dos formulários e coleta de emolumentos necessários, podendo, ao final, obter respectivo AVCB.

O sistema também possibilita o gerenciamento e o controle dos processos de análise, vistoria, emissão de AVCB, consulta por meio do FAT (Formulário de Atendimento Técnico) e comissão técnica de forma a facilitar a obtenção de informações necessárias para as decisões estratégicas do Comando do Corpo de Bombeiros.

Via Fácil ampliará serviços em 2014

A segunda fase do Via Fácil, prevista para ser implantada em 2014, contemplará o envio das plantas de forma online para as requisições que as exigem , usando certificado digital, análise digital de plantas, certificação digital dos projetos, digitalização das plantas em arquivo e realização de vistoria com plantas digitais com o apoio de tablets.