Pré-requisitos:
Ter conhecimento geral ou parcial do assunto.

Competência:
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:
Preparar os participantes e ampliar seus conhecimentos sobre Incorporação Imobiliária. Para isso, este curso envolve os seguintes tópicos e ações:
– Visão geral de um empreendimento imobiliário;
– Prospecção, aquisição de terrenos e definição do produto;
– Estudos arquitetônicos iniciais, elaboração e aprovação de projetos; 
– Gestão no desenvolvimento dos projetos;
– Análise financeira de empreendimentos;
– Análise de qualidade de indicadores econômicos.

Ementas:
– Introdução ao curso;
– Prospecção, aquisição de terrenos e definição do produto;
– Estudos arquitetônicos iniciais, elaboração e aprovação de projetos;
– Gestão no desenvolvimento dos projetos;
– Análise econômica de empreendimentos imobiliários;
– Análise de qualidade de indicadores econômicos;
– Direito imobiliário;
– Fontes de financiamento;
– Lançamento e vendas;
– Construção do empreendimento;
– Cases.

Programa

Introdução ao curso:
Visão geral de um empreendimento imobiliário.

Prospecção, aquisição de terrenos e definição do produto:
– Estudo da vocação do terreno;
– Análise preliminar da Legislação Urbana (restrições e potenciais);
– Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático,         documentação);
– Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos (zoneamento, uso e      ocupação do solo, enquadramento em Operação Urbana e Outorga, exigências em outras      instâncias etc);
– Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno;
– Estudos de arquitetura;
– Aspectos da negociação com proprietários;
– Formas de Pagamento: dinheiro ou permutas.

A arquitetura na Incorporação Imobiliária

1 – Metodologia
– Breve histórico da urbanização e formação das cidades;
– O papel da arquitetura e do urbanismo na incorporação imobiliária;
– O exemplo da explosão urbana de São Paulo;
– Definições da incorporação imobiliária;
– A importância da criatividade e do projeto.

2 – Gestão na concepção e desenvolvimento dos projetos
Metodologia na concepção e no processo de elaboração dos projetos dos empreendimentos:
– Premissas para elaboração e análise;
– Instrumentos, requisitos para aquisição de áreas e montagem do empreendimento;
– Prospecções, pesquisas e identificação de tipologia;
– Análise da legislação;
– Conhecimento do terreno;
– Influencia do marketing;
– Modelo analítico de áreas de construção e viabilidade financeira preliminar;
– Estudos de viabilidade arquitetônica;
– Roteiro genérico para verificação de terrenos;
– Apresentação de cases.

2 – Gestão de projetos
– Tecnologia atual (novos conceitos e ferramentas de projeto);
– Rápida recapitularização das aulas anteriores;
– Simulação de um estudo inicial de viabilidade;
– Roteiro de consulta à legislação;
– Definições tecnológicas e a inserção das disciplinas complementares da engenharia;
– Novos instrumentos (linguagem digital e modelagem);
– BIM (Building Information Modelling);
– Sustentabilidade;
– Normas Técnicas: NB 15575 (Norma de Desempenho e Manuais de Escopo);
– Custos das decisões arquitetônicas;
– Capacidade de Gestão da informação: Sustentabilidade / Certificações;
– Considerações finais e uma pequena visão do futuro.

Análise Econômica de Empreendimentos Imobiliários:
– Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga etc);
– Conceitos financeiros básicos (VP, VF, TIR, Pay-Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa etc.);
– Estudo do grau de exposição ao risco.

Análise de qualidade de indicadores econômicos:
Elaboração de planilha modelo em Excel para análise de qualidade de indicadores econômico-financeiros de empreendimentos imobiliários e simulações de cenários.

Direito imobiliário:
– Análise jurídica dos terrenos ofertados;
– Montagem jurídica do Memorial de Incorporação;
– Registro do Memorial;
– Contratos de venda e compra;
– Elaboração e registro da Convenção de Condomínio;
– Montagem jurídica de uma SPE.

Fontes de Financiamento:
– Fontes Alternativas de Recursos;
– Negociação e contratação de agente financeiro;
– Montagem e assinatura dos processos de financiamento.

Lançamento e vendas:
– Definição da campanha e dos materiais de marketing;
– Definição da campanha publicitária;
– Treinamento da equipe de vendas;
– Abertura do processo de comercialização.

Construção do empreendimento:

Contratos de Serviços
– Contratação da construtora;
– Desenvolvimento de projetos técnicos;
– Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos;
– Montagem do canteiro de obras.

Acompanhamento da obra
– Acompanhamento da obra (previsto x realizado);
– Revisão de projetos em razão de imposições técnicas;
– Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos;
– Regularização da construção com vistas ao “habite-se”;
– Elaboração do orçamento da obra;
– Cronograma físico financeiro.

Finalização e entrega do empreendimento
– Emissão de certidões necessárias ao “habite-se”;
– Vistorias pelos órgãos públicos;
– Emissão de alvarás diversos;
– Vistoria pelos adquirentes;
– Entrega das chaves;
– Assembleia de instalação do condomínio.

Estratégias de Aprendizagem:
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

Avaliação de Aprendizagem:
Será aplicada uma avaliação (prova) ao final do curso.

Docentes

Carlos Alberto Borges – Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado; Diretor Técnico da Construtora TARJAB desde 1983; Pós-Graduado em Administração da Fundação Getúlio Vargas; MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica – USP; Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP.

Celso Petrucci – Economista pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP – 1980; Iniciou as atividades no crédito imobiliário em 1976 na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco; Sócio das empresas Petrucci Imóveis Ltda e SScore – Gerenciamento de Risco de Crédito S/A; Iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP – em 1983, atualmente é Economista-Chefe e Executivo da Vice Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos; Representa o Secovi-SP em grupos de trabalho junto à Caixa Econômica Federal, Banco Central, Ministérios, Abecip e Anbima. Foi representante técnico e Conselheiro Suplente do Conselho Curador do FGTS – 2001 a 2005; Conselheiro Suplente e Titular do Conselho Curador do FGTS pela Confederação Nacional do Comércio – 2005 a 2011; Representante do Secovi-SP e da CBIC na negociação da Lei 10.931/04 Patrimônio de Afetação; Eleito para presidir a CII-Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC na gestão 2017/2010.

Ely Wertheim – Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP; Curso de matemática financeira pela FGV; Diretor da Luciano Wertheim Empreendimentos Imobiliários (empresa fundada em 1950); foi Vice-Presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP de 2007 a 2012; Coordenador de Projetos Especiais do Secovi-SP; Membro da Vice Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos e membro nato do conselho consultivo do Secovi-SP.

Gonzalo Fernandez – Uruguaio, Formado em Administração de Empresas pela FAAP, e pós-graduado em Negócios Imobiliários, presidente da empresa Fernandez Mera Negócios Imobiliários desde 2008. É Diretor Adjunto da Fiabci Brasil.

Hamilton Leite – Graduado em Administração de Empresas – FAAP (1991); Pós Graduado em Gerenciamento de Empresas de Construção Civil – Poli/USP; Pós Graduado em Negócios Imobiliários – FAAP; Mestre em Engenharia Civil e Urbana – Núcleo de Real Estate/Poli/USP (título da Dissertação: “Sustentabilidade em empreendimentos imobiliários residenciais: avaliação dos custos adicionais para o atendimento dos requisitos de certificação ambiental.”); Diretor da Casoi Desenvolvimento Imobiliário; Diretor Estatutário do Secovi-SP, atuando na Vice Presidência de Sustentabilidade (desde 2007); Diretor do Capítulo Brasileiro da FIABCI (Desde 2011); FIABCI International Conference Committee Vice-President (2012-2014); Membro do Conselho Gestor do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social do Estado de São Paulo (2010-2013); Membro do Conselho Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo (2009-2012); Membro do Comitê de Mudança do Clima da Prefeitura Municipal de São Paulo (2009-2012); Fundador e membro do conselho deliberativo da ONG Vila Criar de assistência integral à criança e ao adolescente carente (desde 2003); Docente no MBA em Negócios Imobiliários da ESPM, na disciplina “Sustentabilidade no Setor Imobiliário”; Membro do Comitê Diretor (Steering Committee) para a criação de diretrizes mundiais de sustentabilidade para o setor imobiliário, construção civil e desenvolvimento urbano do Global Compact/ONU (2014-2016); Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br

Luiz Frederico Rangel de Freitas – Arquiteto e urbanista pela FAU-USP, palestrante e consultor de vários júris de arquitetura e urbanismo (Master Imobiliário – FIABCI, ABCEM, entre outros). Fundador e atualmente sócio titular da UNIARQ Arquitetura Ltda. (sociedade fundada em 1978, empresa de projetos, planejamento e consultoria com aproximadamente 5 milhões de m² projetados, em mais de 350 projetos até o presente (www.uniarq.com.br), escritório associado à AsBEA, SINAENCO e SECOVI. Membro titular da CTLU (Câmara Técnica de Legislação Urbana da SEL-SMDU/PMSP) representando a FECOMERCIO desde 2006. Como associado ao SECOVI-SP é membro do grupo da Vice-Presidência de Legislação Urbanística. 

Luiz Ricardo Pereira Leite – Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; ex-Secretário da Habitação da Gestão Gilberto Kassab; ex-diretor comercial e social da COHAB/SP. Trabalhou também na iniciativa privada como sócio-diretor da Titano Engenharia. Foi diretor de Novos Negócios da Tecnisa Engenharia e Comércio.

Olivar Lorena Vitale Junior – Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 (The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário.

Certificado:
Serão fornecidos certificados (diplomas) aos alunos que forem aprovados na avaliação com média acima de 5,0, e que tiverem frequência mínima de 75% ao final do curso.

Carga horária: 48 horas

Informações Importantes:
1)
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;
– Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
– Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
– O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3) Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado na área do aluno), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
Observação: aos alunos da Transmissão Simultânea ponto a ponto, não será entregue material impresso.
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.