Além de determinação e talento, a vocação para o trabalhovoluntário faz parte cada vez mais do perfil de profissionais de sucessona vida nacional. Coincidência? Não, sensibilidade, palavra-chave queregistra a história dessas pessoas como cidadãos do mundo: vieram parafazer a diferença, no melhor sentido da palavra.

OProjeto Ampliar teve o privilégio de reunir alguns desses cidadãos, nanoite de 06 de maio, na sua sede, em São Paulo, no Debate Ampliação ?O caminho do Sucesso Pessoal e Profissional. Os participantespuderam conferir os depoimentos de Albertina Duarte Takiuti ? mestre edoutora em ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP; Lygia daVeiga, doutora em Genética Humana; a ex-jogadora de basquete e agoragestora esportista, Magic Paula; Lito Rodrigues, publicitário que criouo pioneiro sistema de limpeza de superfícies sem água, quando pouco sefalava em sustentabilidade; e da vereadora paulista Mara Gabrilli,também presidente da Organização Não Governamental que leva seu nome, oInstituto Mara Gabrilli.

O presidente do Secovi, JoãoCrestana, e a presidente do Projeto Ampliar, Maria Helena Mauad,receberam esse time de ganhadores e amigos da solidariedade que, durantequase três horas, contou um pouco das suas trajetórias profissional epessoal. As histórias encantaram, comoveram a platéia e, certamente,ficaram guardadas nas mentes e corações de cada um.

Emocionantes exemplos de vida

A ginecologistaAlbertina Duarte tirou risos e emocionou com seu relato de vida focada,como ela mesma define, na liberdade e igualdade das pessoas: ?Soutotalmente contra a submissão e a desigualdade do ser humano. Temos deampliar seus horizontes, dividindo conhecimento e criando oportunidadespara todos?, refletiu. ?O sentido de liberdade é muito forte para mim e,por isso, sempre me engajei na luta política democrática do País, adoteio Hospital das Clínicas como minha casa e lá iniciei um trabalho deinclusão social?.

Dra. Albertina é coordenadora doPrograma Saúde do Adolescente da Secretaria do Estado da Saúde de SãoPaulo, Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ecoordenadora da área técnica da Saúde da Mulher da Secretaria de Estadode Saúde. É autora de cinco livros, vários artigos em revistascientíficas e de 1999 a 2002 coordenou o programa Parceiros do Futuropela área da Saúde.

Junto com a vereadora Mara Gabrillie o apoio do governo do Estado de São Paulo, ela coordena a criação doDisk Adolescente que irá receber denúncias, adesões e esclarecer dúvidasda população. Ambas estão muito animadas com o novo serviço público aser brevemente inaugurado.

O desafio da limitação

Avaliada em 2008 como a segunda melhor vereadora paulistanapela ONG Voto Consciente, a publicitária, psicóloga, ex-secretáriamunicipal da Pessoa com Deficiência e Vereadora na Câmara Municipal deSão Paulo, Mara Gabrielli instigou a platéia com sua história desuperação, antes e após sofrer um acidente e ficar paraplégica.Apaixonada pela pesquisa científica, fundou o Instituto Mara Gabrilllionde apóia atletas com deficiência e hoje conta com 85 esportistas, alémde se dedicar ao tema como parlamentar.

A vereadora jáconseguiu montar uma sala de pesquisas de cultura de células naUniversidade de São Paulo (USP), conquistou verbas para financiamento depesquisas, e se orgulha do novo calçadão da Avenida Paulista, pelo qualtanto batalhou: ?Agora, ela é para todos: cadeirantes, pessoas comdeficiência ou mobilidade reduzida e mulheres de salto alto?, brincou,referindo-se aos finíssimos saltos femininos que sucumbem aos buracosdas calçadas.

Mara fala animada das transformações queajudou a promover na cidade e acha que o mais gratificante de tudo é aspessoas perceberem que cada um tem sua obrigação. ?Todos temos de serfiscais do que já está pronto?, disse, referindo-se ao calçadão daPaulista. ?O sucesso pessoal significa a inclusão do sucesso do outro?,concluiu ela.

Inspirando novas parcerias

Magic Paula, com sua conduta pessoal simples, apesar do sucessoprofissional, começou sua reflexão afirmando que ?a vida é um eternodesafio e um eterno aprendizado. Por isso estamos aqui trocandoexperiências tão motivadoras?.

Idealizadora doInstituto Passe de Mágica, que utiliza o esporte como ferramenta deinclusão social, Paula conta que, aos 38 anos, quando resolveu parar como basquete, não queria fazer mais nada. Como seu caminho sempre foi o datransformação, no entanto, colocou em prática o sonho de agregar valorespor meio do esporte.

?Não tive filhos, mas tenho 1.500crianças para tomar conta?, fala orgulhosa do trabalho realizado emparceria com a Copi ? Cooperativa de Piracicaba. A iniciativa oferece aprática de basquete e atividades complementares como aulas de inglês acrianças e jovens, entre 7 e 15 anos.? Minha vida foi e continua sendo ocaminho da formação?.

Tanto Paula como Lito Rodriguesficaram bem impressionados com o trabalho realizado pelo projeto Ampliare externaram o desejo de conversar com Maria Helena Mauad para fecharalguma nova parceria que atenda mais jovens e adolescentes em situaçãode risco.

E não é para menos: o Projeto Ampliar,voltado à educação e profissionalização desse grupo, tem alto índice deaceitação no mercado de trabalho. Já formou mais de 28 mil jovens, eemprega em média de 70% dos formandos. ?Ficamos contentes com osresultados obtidos, o que nos dá força para continuar na luta peloaumento do atendimento, visando sempre à qualidade na formação dessesjovens?, afirma a presidente do Ampliar.

Homenagem

O homenageado dessa primeira edição do debate AmpliAção de2009, foi José Carlos Tafner Jorge, mais conhecido como ?Calão?,fotógrafo que acompanha todos os eventos do Secovi-SP há 14 anos. Em suabrilhante trajetória profissional estão trabalhos como os calendáriospara da Pirelli e da Volkswagem, folhetos para a Avon e inúmeraspropagandas industriais. Ele recebeu como prêmio um troféu com o símbolodo Projeto Ampliar, que em edições anteriores foi entregue, entreoutros, aos ex-presidentes do Secovi-SP, Sérgio Maud, Romeu Chap Chap ePaulo Germanos, ao colunista Gilberto Dimenstein e ao secretário deHabitação do Estado, Lair Krähenbühl.