O clima de Natal já começou a tomar conta de São José do Rio Preto. E não são apenas os shoppings e comércio em geral que estão se preparando para as festas de final de ano. Muitos prédios e condomínios residenciais da cidade entraram no clima natalino e enfeitaram as fachadas de apartamentos, portaria e jardim. Mas para que a decoração, desde a tradicional até a mais contemporânea, fique bem na foto e fora dela, é necessário que haja um planejamento bem antecipado.

De acordo com Alessandro Nadruz, diretor da Regional do Secovi em São José do Rio Preto, este planejamento é preciso para que não haja gastos desnecessários que irão atingir diretamente o bolso do condômino. “Por mais que os enfeites sejam comprados com valores em caixa, esse dinheiro veio do morador. Assim, é preciso que haja entendimento de ambas as partes para não haver problemas”, afirma.

Nos casos em que os condôminos optam por reutilizar a decoração do ano anterior, o sindico deve apenas fazer os reparos necessários nos enfeites. “Esses consertos, normalmente, não têm valores tão expressivos e, por este motivo, o próprio síndico, na maioria dos casos, paga do seu bolso, ou os fundos de reservas conseguem cobrir os custos”, diz Nadruz.

Ainda de acordo com o diretor da Regional Secovi, os produtos e a decoração precisam ser pensados de maneira organizada para que não haja desgaste ou reparo de materiais até as datas festivas. “Outra maneira é juntar decorações antigas a fim de se realizar algo diferente com o que já foi comprado”, finaliza.