Mais de 100 mil trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Mercado Imobiliário foram atendidos, no sábado (11), em 16 cidades de 15 estados brasileiros. O evento totalizou 104.194 atendimentos, num universo de 1.650 diferentes serviços nas áreas de saúde, lazer e cidadania. Foram beneficiados trabalhadores de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná (Curitiba e Londrina), Piauí, Sergipe, Ceará, Maranhão, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Goiás, além do Distrito Federal.

Baseado no conceito de construção social e seus pilares (saúde, lazer e cidadania), o evento foi um marco nas ações de responsabilidade social do setor da Construção, responsável por 7,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Para o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, que participou do evento nas cidades de São Paulo e de Betim, em Minas Gerais, a qualidade na produção depende de uma estratégia de desenvolvimento para melhorar a vida dos trabalhadores e de sua família. “É uma forma de motivar o funcionário e trazer criatividade ao trabalho”, diz. Além disso, segundo Simão, a parceria demonstrada no Dia Nacional da Construção Social, entre os representantes dos trabalhadores e dos empregadores, é muito importante para o desenvolvimento do setor.

“Acho muito importante esse tipo de evento, porque facilita o acesso aos serviços em um só lugar”, declara o aposentado mestre de obra, João da Mata Rodrigues, de 85 anos. A opinião é dividida pelo também aposentado encarregado de obra, José Ribamar Oliveira da Cruz, de 66 anos. “Os serviços oferecidos são muito bons e a gente pode se orientar”, disse ele orgulhoso ao sair com ótima avaliação dentária da tenda de Saúde, em São Paulo.

Na capital, a iniciativa realizada pelo Secovi-SP, com apoio de SindusCon/SP, Seconci-SP, Sintracon-SP, e patrocínio da Company S.A., centralizou as atividades no Parque da Juventude, na zona Norte, local sede da abertura do evento. Por acontecer à véspera do Dia dos Pais, os organizadores prestaram homenagem ao ex-operário da construção civil, Francisco José de Camargo – pai da dupla Zezé Di Camargo e Luciano -, que compareceu ao lado da mulher Helena de Camargo. “Foi um dia útil e alegre e a expectativa é, seguramente, reunirmos muito mais trabalhadores no próximo ano”, disse a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc/CBIC) e do Projeto Ampliar – que coordenou as atividades paulistanas -, Maria Helena Mauad, ao divulgar 1.500 atendimentos em São Paulo.

O dia solidário também incentivou o voluntariado ao envolver, em ações de responsabilidade social, colaboradores, funcionários, parceiros, representantes dos trabalhadores e os próprios empresários. A ação, promovida pela CBIC, por meio do Fasc, contou com a colaboração dos Sinduscons e Seconcis dos estados envolvidos e com a parceria do Grupo Gerdau e do Sesi-DN. Os serviços prestados incluíram retirada de documentos, exames médicos e atividades de esporte e lazer. Os visitantes tiveram acesso a palestras educativas, exames oftalmológicos, consultas com dentistas, corte de cabelo e informações sobre DST/AIDS, entre outras atividades.

A cerimônia de abertura contou com as presenças de: prefeito da cidade, Gilberto Kassab, secretário de Estado da Habitação e vice-presidente do Secovi-SP, Lair Krähenbühl, secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social – representando o governador José Serra -, Rogério Amato, secretário municipal de coordenação das subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, deputado federal, Rizardo Izar, deputado federal, Paulo Pereira da Silva, vereador Ushitaro Kamia, do representante do secretário de Estado de Esporte e Lazer e diretor do Parque da Juventude, Paulo Pavan, secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider, e dos presidentes das entidades: SindusCon-SP; Seconci-SP; Sintracon-SP; Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo; Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco; Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP; Associação de Diabetes Juvenis (ADJ); e Sindicato da Indústria de Material de Segurança.