Um verdadeiro recorde marca a segunda edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Um total de 333.058 mil trabalhadores da construção civil e seus familiares participaram desse dia especial, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), através do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc). Ocorrida no sábado (2/8), a iniciativa se deu em 17 estados brasileiros, somando 19 cidades. Em São Paulo, o evento ocorreu no Sesi CAT – Mario Amato, na rua Deodoro Saraiva, C.A.E Carvalho. As atividades foram realizadas e organizadas pelo Secovi-SP ao lado do Sesi-SP, Seconci-SP e Sintracon, sob patrocínio regional de Company S.A. e apoio apoio de Feticom-SP e Sinduscon-SP. O evento teve patrocínio nacional de Gerdau e Cimento Votorantim e parceria nacional de Sesi-DN.

“Compartilhar um dia como este significa fazer parte de uma corrente de alegria e união pelo progresso do Brasil, com melhores condições de trabalho e cidadania. É justa a homenagem a todos os trabalhadores da construção civil, segmento que marca uma nova era no desenvolvimento do País”, considera a presidente do Fasc e do Projeto Ampliar – instituição social que educa e profissionaliza jovens com apoio logístico do Secovi-SP -, Maria Helena Mauad, ao comemorar os atendimentos no Brasil, ante as quase 136 mil do ano anterior.

“É um dia bacana, porque dá para fazer exames, tem cinco anos que eu não vou ao médico, mas está tudo bem”, disse o aposentado da construção civil, Temístocles Ferreira Portela. A aposentada Neusa Caetano Cintra divide a mesma opinião. “Este evento é bom para todos nós, pois temos a oportunidade de participar de todas as atividades num só dia”, observa ela.

Ao final do dia, o público de São Paulo participou de sorteios de brindes doados pela Company S.A.. Foram contemplados com: liquidificador – Angélica Justo; churrasqueiras – Maria da Conceição Soares e Paulo Arcanjo de Oliveira; batedeiras – Helio Gomes Carneiro e Marinilda Sanches; grill – Lucas Nilo de Pascoal; micro-systen – Paulo Pedro dos Santos e Alessandro Freire de Sá; DVDs – Brás Neves do Amaral e Angélica Sanches Nunes; chapa para cabelo – Estelina Pereira da Silva; e o maior prêmio, um televisor de 20 polegadas – Elisângela Costa Santos. “Vim de Barueri (interior do Estado) e saio daqui premiada”, alegra-se a ganhadora.

A partir deste ano, o evento passou a integrar o calendário nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), com base no conceito de construção social e seus pilares – Saúde, Lazer e Cidadania. Participaram da abertura do DNCS em São Paulo, ancorada pelo coordenador dos Novos Empreendedores do Secovi-SP, Tony Gonçalves, o diretor conselheiro do Secovi-SP, Miguel Sérgio Mauad, representando o presidente, João Crestana; o presidente eleito do SindusCon-SP, Sergio Tiaki Watanabe, também representando o atual presidente, João Cláudio Robusti; o presidente do Seconci-SP, Francisco Virgílio Crestana; o presidente do Sintracon-SP, Antonio de Sousa Ramalho; o diretor da Feticon-SP, Aparecido de Moraes, representando o seu presidente Emilio Alves Ferreira Junior; o presidente do Instituto de Engenharia, Edemar de Souza Amorim; o superintendente Operacional do SESI, Luiz Carlos de Souza Vieira; o gerente de marketing da Votorantim Cimento, Julie Gattaz, representando seu presidente Waltyer Schalka; e o gerente de Vendas da Gerdau, Daniel Alves Rocha Jr., representando seu presidente André Bier Gerdau Johannpeter.