Incorporado e restaurado pela Hines, com investimento da CalPERS(Califórnia Public Employees? Retirement System), o Edifício Castelo tem21.459,50 m² de área total construída e 15.520 m² de área locável. Apóso restauro, tornou-se um dos mais modernos edifícios comerciais doCentro do Rio de Janeiro, resultante da união entre os antigos edifíciosCastello e Nilomex.

Construídos em 1931, os edifícioseram originalmente compartimentados em pequenas salas de escritório deaproximadamente 30 m² cada, totalizando até 40 unidades por pavimento.Após a unificação dos prédios, com total modernização de equipamentoscomo de combate a incêndio, ar condicionado e elevadores, cada pavimentopassou a possuir em média 1.750 m² de escritório.

Osedifícios Castello e Nilomex tinham suas fachadas e galerias preservadaspelo patrimônio histórico. Elas foram inteiramente renovadas segundo asorientações do Departamento Geral do Patrimônio Cultural (DGPC),mantendo suas características arquitetônicas originais.

A decisão de investimento na restauração dos edifícios, adquiridospela Hines em outubro de 2006, foi tomada com base na escassez deunidades classe A, no centro do Rio. A Hines tinha ciência também dafutura necessidade de expansão da Petrobras, locatária de outro edifícioseu, o Torre Almirante, vizinho do novo projeto.

Aindaque na época os edifícios possuíssem 150 inquilinos, foi feito umtrabalho de renegociação dos contratos, de indenizações e degerenciamento predial. A restauração começou quatro meses depois,período em que foram desenvolvidos os projetos arquitetônicos etécnicos.

A Petrobras então, constatando ocomprometimento da Hines, iniciou as negociações para a locação de 100%do imóvel. Em 31 de Março de 2008, o novo Edifício Castelo foi entregueà Petrobras.

A Hines é uma empresa voltada àincorporação, administração, locação e aquisição de imóveis, além deprestação de vários serviços de consultoria. Tem sua matriz em Houston,Texas, e sua sede sul-americana em São Paulo.

Seuportfólio inclui mais de mil propriedades, totalizando 38 milhões demetros quadrados de escritórios, áreas de uso múltiplo, áreasindustriais e propriedades residenciais, além de grandes projetos decomunidades e desenvolvimento urbano. Com escritórios em 68 cidadesnorte-americanas e em 15 países, além de US$ 21,9 bilhões em ativos, aHines está entre as maiores organizações imobiliárias do mundo.


Prêmio Master Imobiliário

Categoria:Retrofit

Edifício Castelo

Hines do BrasilEmpreendimentos

Rio de Janeiro/RJ