Um discurso emocionado marcou o Encontro Secovi de Síndicos e Administradoras de Condomínios em Campinas, realizado na noite deste dia 21/8, no Monreale Hotel, centro da cidade. No papel de verdadeira anfitriã, a diretora setorial do Secovi em Campinas e coordenadora do evento, Kelma Camargo, esclareceu e, com satisfação, informou aos participantes sobre a recente vitória jurídica do Secovi-SP contra a ação ilícita de sindicatos fantasmas na região. “Quem esteve aqui no ano passado sabe de nossas indagações e aflições à época sobre a questão de nossa representatividade. Sabíamos que iríamos enfrentar fortes desafios, mas nunca recuamos. Nossa luta não foi em vão, mas temos novas e profícuas batalhas pela frente, que enfrentaremos com competência e muita dignidade”, relatou Kelma, abrindo a palavra aos especialistas que a seguiriam nas palestras, tratando de assuntos novos e antigos, mas visceralmente importantes para um setor que está em constante evolução e crescimento.

Milton Bigucci, presidente da Acigabc – Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC, representante regional do Sindicato, e vice-presidente do Interior da entidade, também prestigiou o evento, e, publicamente, parabenizou a diretora pelo extenuante e longo trabalho desenvolvido em prol do mercado de condomínios na região, e, consequentemente, pela garantia da representatividade do Secovi-SP no Interior. “Sem sombra de dúvidas, ela merece toda nossa consideração e respeito. Espero que continue sempre ao nosso lado”, disse o dirigente. Ainda segundo Bigucci, o setor condominial sempre foi o foco do Secovi, até pelo volume de sua representação no montante de associados. Já o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, Hubert Gebara, informou que naquele mesmo dia aconteceu uma reunião na sede do Secovi-SP, na Capital, com a grande maioria dos sindicatos de empregados da região, que antes, inequivocamente, chegaram a celebrar “pseudo-convenções” com outros organismos que não o Secovi. “Definitivamente, firmamos nossa unicidade sindical”, considerou.

Temas jurídicos no universo dos condomínios – foi Karina Zuanazi Negreli, assessora jurídica do Secovi-SP, quem trouxe ao debate informal questões que vêm tomando corpo no cotidiano da administração de condomínios, por meio da palestra “Danos morais no ambiente de trabalho”. “São algumas situações que trazem preocupação aos empregadores e também afligem o trabalhador”, afirmou a advogada. Segundo Karina, síndico e administradoras devem estar continuamente atentos para que o condomínio não persista com situações de preconceito e depreciação humana. “As causas relativas a danos morais no ambiente de trabalho implicam desde aspectos psicológicos, ate a falta de confiança na relação empregador x empregado. Sem falar nos casos de assédio moral e sexual, que, embora não sejam exclusividade do setor, já afligem consideravelmente os seus interlocutores como um todo”, arrematou.

Com a palestra “Direito condominial e de vizinhança”, João Paulo Rossi Paschoal, assessor jurídico do Sindicato, dissecou o assunto com maestria, alertando que todas as pessoas, indistintamente, que habitam nossas cercanias são nossos vizinhos em potencial, estes, possíveis geradores de crises e dissabores. “À luz do código Civil, a problemática é trazida para a seara condominial por meio dos artigos 1.277 a 1.313. Não podemos esquecer: vizinho é proximidade, mas não contigüidade”, finalizou.

O Encontro de Síndicos e Administradoras de Condomínios em Campinas foi uma realização da regional do Sindicato na cidade, contou pontos para o Programa Qualificação Essencial (PQE) da entidade, teve apoio de Jornal Correio Popular, e patrocínio de Comgas. Demais informações pelo telefone (19) 3252-8505.