O diretor regional do Secovi-SP na Baixada Santista, Carlos Meschini, participou nesta terça-feira, 20/7, de reunião promovida pela Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob) com a deputada federal Rosana Valle (PSB). No encontro, foram apresentados os projetos e as obras do governo federal e da parlamentar para o Guarujá, e também discutida a proposta de reforma tributária.
Ainda estiveram presentes Enzo Camargo, José Roberto Zanetti e Silvio Camargo, todos empresários do setor da construção civil interessados no aproveitamento correto do potencial turístico e de atração de investimentos na cidade de Guarujá, e dos projetos do aeroporto, da ligação seca Ponte Santos-Guarujá (construção de ponte ou túnel que ligue as duas cidades) e do desenvolvimento econômico sustentável da região litorânea.
Obras e projetos – Rosana Valle obteve no mês de abril a garantia do secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, que o Aeroporto de Guarujá passará a receber, ainda neste ano, voos comerciais e de aeronaves de pequeno porte. O secretário confirmou, de acordo com ela, a manutenção do cronograma inicial de obras para todo o aeroporto, em um trabalho conjunto da Infraero com a prefeitura de Guarujá.
A parlamentar informou, também, que o estudo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) acerca do modelo de desestatização do Porto de Santos deve ser concluído ainda neste ano. “E está mantido o compromisso do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, de incluir a obra do túnel na concessão da gestão do Porto”, disse a parlamentar.
Dessa forma, o investidor privado que ganhar a concessão para a gestão do Porto de Santos terá a obrigação de fazer o túnel da ligação seca Santos Guarujá, cujo custo está estimado em R$ 3 bilhões.
A parlamentar destacou também o direcionamento de recurso de R$ 30 milhões do governo federal, o montante que será investido no recapeamento da Avenida Dom Pedro, na pavimentação do acesso à Orla da Enseada, Praia de Pernambuco e Serra do Guararu, e também do acesso à orla da praia do Monduba e na revitalização da infraestrutura de acesso ao Forte do Itapema.
Na avaliação de Carlos Meschini, o encontro foi produtivo e esclarecedor. “Esperamos que os projetos para a nossa região se concretizem, para que possamos voltar a ter um expressivo crescimento econômico, com retomada das atividades de turismo, hotelaria e lazer, que contribuem para movimentar o mercado imobiliário de maneira geral. Precisamos de investimentos para superar a pandemia e crescer de forma sustentável”, destaca.